Palestrantes

CECÍLIA GUSSON SANTOS

Doutora e mestre em Estudos da Linguagem, na área de Linguagem e Educação, linha de pesquisa Formação do Professor de Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa e respectiva Literatura (UENP) e especialista em Neuroaprendizagem pela Faculdade São Braz. Graduada em Letras-Inglês pela (UENP). Professora PDE de Língua Estrangeira Moderna - Inglês do Quadro Próprio do Magistério da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED/PR) desde 2005. Diretora auxiliar do Colégio Estadual Aldo Dallago, no município de Ibaiti / Paraná, desde 2016. Pesquisadora com interesse nas áreas de: Educação Antirracista; Letramento Racial Crítico; Identidade Racial de Professoras/es, Raça e Gênero; Relações Étnico-Raciais; Análise do Discurso Crítica (ADC); Estudos Críticos do Discurso (ECD); Raciolinguística; (Trans)formação de professoras/es de Línguas; Linguística Contrastiva; Ensino de Línguas na Educação Básica; Decolonialidade e Ensino de Línguas.

A falácia da “história única”, negras memórias e a Lei 10639/03 como instrumento de reconstrução

Palestra 5 - 30/11/2023.

Apesar da enorme contribuição das pessoas com ascendência africana para a construção da cultura brasileira, e de uma vivência permeada por lutas e resistência às violências impostas por uma sociedade estruturada no patriarcado e no racismo, é patente o apagamento de registros históricos sobre a população negra brasileira. Tal fato dificulta que essas pessoas conheçam a fundo o potencial de sua ancestralidade e construam uma identidade ancorada em valores positivos, uma vez que se lança sobre a população negra apenas o olhar do branco, que por séculos foi o único a contar a história dos negros no Brasil. Nesse contexto, é basilar que se compreenda os perigos e malefícios de uma "história única"; e o que se esconde por trás dela.  Por certo, nos veremos imersos em uma guerra de narrativas, e necessitaremos de instrumentos para não nos iludirmos com as falácias que se querem verdadeiras. Desse modo, fazer acontecer os pressupostos da Lei 10.639/03, que completa 20 anos, é imprescindível para abrir caminhos para as escrevivências da negritude e para o Letramento Racial Crítico, que são instrumentos valiosos para a valorização de identidades raciais diversas no âmbito educacional e para uma sociedade mais justa e equitativa. Assim, 1, 2, 3, lá vou eu! Remete à uma brincadeira de infância que mobiliza diferentes sentimentos para refletirmos sobre a necessidade de desconstrução de uma história única para reconstruirmos histórias diversas, multiculturais e pautadas em diferentes vivências e conhecimentos.