Implicações do branqueamento na educação infantil: análise sobre a constituição do termo lápis cor
Palestra 3 - 19/10/2023.
A temática a ser discutida faz parte da pesquisa de mestrado em andamento, desenvolvida a partir do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGEdu da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. O estudo tem como objetivo geral analisar como ocorre a constituição do termo lápis "cor de pele" no imaginário infantil em um Centro de Educação Infantil - CEI na cidade de Araputanga-MT, considerando as diversas formas de manifestações do branqueamento no espaço educacional. O estudo aborda a respeito da diversidade étnico-racial no CEI, considerando a LDB alterada pela Lei 10.639/03, adotando uma metodologia qualitativa, com procedimento de pesquisa a campo, tendo como técnicas de coleta de dados, a observação participante em uma sala com crianças bem pequenas, além de entrevista semiestruturada de forma individualizada e presencial com o corpo docente da instituição. Os resultados das análises iniciais dos dados coletados apontam que mesmo pequenas as crianças já intitulam o lápis rosa claro como "cor de pele".