Possui
graduação em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário da Grande
Dourados/UNIGRAN (2013). Mestrado em Linguística pela Universidade do Estado de
Mato Grosso (2017). Atualmente é doutoranda em Linguística Teórica e Aplicada
pela Universidade Complutense de Madrid/ Espanha em cotutela com a Universidade
do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. É professora da Educação de Jovens e Adultos ?
EJA, há 9 anos, é professora do Curso de Licenciatura Letras/Espanhol
DEAD-UNEMAT há 5 anos, está há 4 anos, como professora do curso presencial de
Licenciatura Letras/Inglês da UNEMAT no Campus de Cáceres. Têm experiência em
pesquisa, extensão e ensino em Língua Portuguesa e Espanhola e Linguística
atuando principalmente na área da Semântica com temas: enunciação; políticas de
línguas; ensino de línguas, Intercompreensão na fronteira de Cáceres/San
Matias. É Membro do projeto de pesquisa: Miriadi/Universidade Complutense de
Madri/Espanha, faz parte do grupo de pesquisa Significar/MT, do projeto de
pesquisa Estudos da Significação: Nomes Próprios/FAPEMAT e Atlas dos Nomes que
Dizem das Cidades Brasileiras - Um Estudo Semântico-Enunciativo/CNPq. É membro
docente dos laboratórios de Línguas CELLFroest ? Centro de Ensino de Línguas e
Linguagens da Fronteira Oeste de Mato Grosso/UNEMAT e do Centro de Línguas
Ameríndias - CLAM. É a atual presidente da ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
DA FRONTEIRA OESTE DO MATO GROSSO - APLFRON-MT
Como produzir uma boa redação dissertativa argumentativa para o ENEM e Vestibular
A palestra teve como objetivo ensinar as ferramentas
essenciais para a criação de um texto dissertativo-argumentativo eficaz que
incluem:
Possuir domínio da linguagem formal;
Utilizar termos que denotam conceitos e pensamentos;
Evitar referências temporais;
Conectar as ideias de maneira sequencial e empregar marcadores que respaldem os
argumentos.
A palestra também abarcou, o propósito subjacente a um texto de
natureza argumentativo-dissertativa que reside em persuadir o destinatário em
relação às proposições expostas pelo autor. Dessa forma, a palestra (aula) deu
dicas sobre como dar o passo inicial para adquirir proficiência no tópico em
questão. Com isso, é de suma importância, o reconhecimento que o ato de
argumentar transcende a mera transmissão de informação, direcionando-se, ao
invés disso, a convencer o leitor por meio de argumentos substanciais apoiados
por fatos. Nesse contexto, o texto que adota o estilo
dissertativo-argumentativo se dedica à explanação de conceitos.