Palestrantes

FRANCINELI CEZARINA LARA

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pelo Centro Universitário da Grande Dourados/UNIGRAN (2013). Mestrado em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2017). Atualmente é doutoranda em Linguística Teórica e Aplicada pela Universidade Complutense de Madrid/ Espanha em cotutela com a Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. É professora da Educação de Jovens e Adultos ? EJA, há 9 anos, é professora do Curso de Licenciatura Letras/Espanhol DEAD-UNEMAT há 5 anos, está há 4 anos, como professora do curso presencial de Licenciatura Letras/Inglês da UNEMAT no Campus de Cáceres. Têm experiência em pesquisa, extensão e ensino em Língua Portuguesa e Espanhola e Linguística atuando principalmente na área da Semântica com temas: enunciação; políticas de línguas; ensino de línguas, Intercompreensão na fronteira de Cáceres/San Matias. É Membro do projeto de pesquisa: Miriadi/Universidade Complutense de Madri/Espanha, faz parte do grupo de pesquisa Significar/MT, do projeto de pesquisa Estudos da Significação: Nomes Próprios/FAPEMAT e Atlas dos Nomes que Dizem das Cidades Brasileiras - Um Estudo Semântico-Enunciativo/CNPq. É membro docente dos laboratórios de Línguas CELLFroest ? Centro de Ensino de Línguas e Linguagens da Fronteira Oeste de Mato Grosso/UNEMAT e do Centro de Línguas Ameríndias - CLAM. É a atual presidente da ASSOCIAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS DA FRONTEIRA OESTE DO MATO GROSSO - APLFRON-MT


Como produzir uma boa redação dissertativa argumentativa para o ENEM e Vestibular

A palestra teve como objetivo ensinar as ferramentas essenciais para a criação de um texto dissertativo-argumentativo eficaz que incluem:
 

  • Possuir domínio da linguagem formal;
  • Utilizar termos que denotam conceitos e pensamentos;
  • Evitar referências temporais;
  • Conectar as ideias de maneira sequencial e empregar marcadores que respaldem os argumentos.

A palestra também abarcou, o propósito subjacente a um texto de natureza argumentativo-dissertativa que reside em persuadir o destinatário em relação às proposições expostas pelo autor. Dessa forma, a palestra (aula) deu dicas sobre como dar o passo inicial para adquirir proficiência no tópico em questão. Com isso, é de suma importância, o reconhecimento que o ato de argumentar transcende a mera transmissão de informação, direcionando-se, ao invés disso, a convencer o leitor por meio de argumentos substanciais apoiados por fatos. Nesse contexto, o texto que adota o estilo dissertativo-argumentativo se dedica à explanação de conceitos.

EEDIEB Prof. Milton Marques Curso   Aula - 26/05/2023 07:00 - 09:00