Palestrantes

NANCY LOPES YUNG DELBEM

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1978), mestrado em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, leitura, identidade textual, ensino de língua e ensino de língua materna. Intensa atuação na extensão universitária coordenando projetos de extensão em interface com a pesquisa assentados no desenvolvimento de leitura, junto às escolas de Educação Básica, Comunidade de Apoio a Dependentes Químicos e Cadeia Pública Feminina. Atualmente, exerce cargo eletivo, na função de coordenadora do curso de Letras Português/Inglês/Literatura, do campus de Cáceres.

Introdução aos estudos da Linguagem

  • O Que São Estudos da Linguagem?

 Explorar o campo dos estudos da linguagem e sua relevância.

Definindo Estudos da Linguagem:

 Explorar a amplitude do campo, que engloba áreas como linguística, sociolinguística, análise do discurso e muito mais.

Destacar como os estudos da linguagem são interdisciplinares, conectando-se à psicologia, sociologia, antropologia e outras áreas.

  • Por Que Estudar a Linguagem?

Abordar como a linguagem é fundamental para a comunicação humana e a construção de significado.

Discutir a influência da linguagem na cultura, na formação de identidade e no poder.

  • Parte 2: Principais Áreas dos Estudos da Linguagem

Apresentar algumas das principais áreas de estudo dentro do campo da linguagem.

  • Explorando a Linguagem no Dia a Dia

Conectar os conceitos acadêmicos à nossa experiência cotidiana.

  • Comunicação Multimodal:

 Abordar a linguagem em um contexto multimodal, incluindo textos visuais, gestos e expressões faciais.

Mostrar como a linguagem vai além das palavras escritas e faladas.

  • Mídia e Linguagem:

Analisar como a linguagem é usada na mídia, incluindo anúncios, notícias e redes sociais.

Destacar como a escolha linguística pode influenciar a opinião pública.