Diferença que faz Diferença

22/04/2023

Aula Inalgural


BEM-VINDES, BEM-VINDAS, BEM-VINDOS

AO DIFERENÇA QUE FAZ DIFERENÇA

Sejam bem-vindes, bem-vindas e bem-vindos ao Curso de Extensão Diferença que faz Diferença: preparatório para ingresso em Programas de Pós-graduação.   Esta carta é dirigida a você que obteve uma vaga para este curso preparatório. Nela serão apresentadas as principais características deste Curso de Extensão. A ideia é que voce conheça um pouco melhor a estrutura do Curso e já se familiarize com as pessoas do Polo em que está com sua vaga assegurada.

            Na edição 2023 do Diferença que faz Diferença temos 70 (setenta) cursistas distribuídos em quatro Polos; todos têm nomes de rios localizados em cidade do estado de Mato Grosso, onde está localizada a Universidade do Estado de Mato Grosso, responsável pela certificação dos concluintes.  São eles: Rio Paraguai (Cáceres), Rio Cuiabá (Cuiabá), Rio Teles Pires (Sinop) e Rio Vermelho (Rondonópolis).

O Diferença que faz Diferença é uma ação afirmativa e que teve início em 2011/2012 com outro formato. A partir de 2021 a Equipe do Diferença que faz Diferença ampliou-se e, desde entao, ofertamos o curso a cada ano.

Cada Polo é constituído por cursistas, bolsistas, docentes e coordenações. Assim, o seu primeiro contato deve ser com bolsistas e coordenações de Polo, que já estão orientados para dirimir toda e qualquer dúvida que eventualmente você tenha. Portanto, o contato com os Polos já poderá ser realizado a partir de 24.abr.2023.

Como forma de recepção e interação entre os Polos e todas as Equipes, realizaremos Aula Inaugural no dia 01.mai.2023, às 16h30 (horário referência Cuiabá), 17h30 (horário referência Brasília).  Isto mesmo, há fuso horário. É muito importante estamos atentes/as/os ao fuso horário para que não haja confusões em relação às datas e horários de nossas atividades. Esta atividade, como todas as demais deste Curso de Extensão terá caráter remoto. O link de acesso à Aula Inaugural é: http://meet.google.com/fjk-mdzr-cfa. Procure acessar  sala de aula virtual 5 (cinco) minutos antes.  

Havendo qualquer tipo de problema não se furte em fazer contato imediato com o seu Polo. Bolsistas e coordenações de Polo têm o necessário preparo para te auxiliar nesta e em outras questões.

Bolsistas e coordenações dos Polos realizam trabalho voluntário, ou seja, ninguém é remunerado para o desenvolvimento de todas as atividades previstas que ocorrerão entre os meses de maio e novembro de 2023.  As aulas propriamente ditas terão início o dia 06.mai.2023, às 14h00, tendo como referência o horário de Cuiabá.

Concluintes terão direito a seus certificados que serão expedidos no mês de abril de 2024.  Concluintes são cursistas que tiverem presença de 75% em cada um dos módulos.  Estes, os módulos, serão sempre ofertados aos sábados, no período vespertino, entre 14h00 e 17h00 (sempre no horário Cuiabá), em 03 (três) sábados de cada um dos meses. Caso se faça necessário e haja entendimento entre coordenações, docentes, cursistas e bolsistas o quarto sábado do mês também poderá ser utilizado.  Existe esta possibilidade de flexibilização.  De modo contrário, não existe a possibilidade de mudança nos horários de realização dos módulos.

Queremos parabenizar e agradecer.  Parabenizar por ter conquistado esta vaga em um Curso de Extensão que te sido bastante exitoso em seus objetivos. Agradecemos a confiança que você depositou na Equipe do Diferença que faz Diferença e em nosso Projeto Pedagógico. Queremos relembrar a sequência dos Módulos e os meses de suas respectivas ofertas:

Maio.2023 – Redação Acadêmica; Junho.2023 – Projeto de Pesquisa I; Agosto.2023 – Gestão da Informação Acadêmica; Setembro.2023 – Projeto de Pesquisa II; Outubro.2023 – Seminários de Projetos de Pesquisa; Novembro.2023 – Exame de Suficiência

Por fim, ratificamos o convite para que esteja presente em nossa Aula Inaugural:
            Quando: 02.mai.2023

Onde: meet.google.com/fjk-mdzr-cfa

Hora: 18h30 (Cuiabá) 19h30 (Brasília)  

            Um abraço, axé e até lá.

A Equipe do Diferença

Edição 2023