Palestrantes

VIVIANE TEIXEIRA SILVEIRA

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2004), mestre em Educação - área de concentração Educação, Cultura e Tecnologia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas - área de concentração Condição Humana na Modernidade (2013) pela Universidade Federal de Santa Catarina/Bolsista CNPq. Doutorado sanduíche na Université de Strasbourg, sob supervisão do prof. David Le Breton/Bolsista CAPES. Atuou como professora visitante no curso de Licenciatura em Educación Física e no Programa de Maestría en Educación Física do Instituto Superior de Educación Física, da Universidad de la República/Uruguay (2018 a 2020). É pesquisadora Nível 1 do Sistema Nacional de Investigadores da Agencia Nacional de Investigación e Innovación/Uruguay (SNI/ANII). É docente do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso. É associada ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) sendo Coordenadora Adjunta do Grupo de Trabalho Temático Gênero em duas gestões (2017-2019 e 2020-2022).


introdução a sexualidade humana e diversidade

O cenário atual em relação à saúde das pessoas LGBT+, apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos movimentos sociais, revela uma persistente estigmatização e violação dos Direitos Humanos (DH) destas populações. Diante disso é eminente o afastamento da população LGBT+ dos serviços básicos de saúde. O preconceito e o desconhecimento acerca dos problemas de saúde das pessoas LGBT+, por parte dos profissionais de saúde, colabora para um atendimento em desacordo com as prerrogativas constitucionais e do SUS, tendo um impacto negativo no acesso à saúde pública. Torna-se urgente promover espaços de discussão e formação dos profissionais de saúde acerca de questões que permeiam a saúde da população LGBTI+. Existem especificidades que precisam ser conhecidas pelos profissionais e estudantes a fim de prover um atendimento de qualidade e equânime no SUS. A sensibilização e preparação técnica devem iniciar na formação dos profissionais de saúde, o que pode promover uma melhoria gradual na qualidade do atendimento.

Desta forma, as atividades propostas neste projeto visam contribuir para a formação dos profissionais de saúde, ou seja, proporcionar aos participantes a compreensão das necessidades de saúde específicas dessa comunidade diversificada e desenvolver habilidades para fornecer cuidados sensíveis, inclusivos e culturalmente competentes. O projeto visa contribuir com a formação de profissionais de saúde mais qualificados e conscientes, capazes de promover o bem-estar e a igualdade de tratamento para indivíduos LGBT+ em ambientes de saúde pública.

As ações implicam em aulas expositivas ministradas por profissionais especialistas na temática, roda de conversa, estudo de caso e depoimentos de casos de transfobia e ou LGBTfobia no serviço de saúde. Serão abordados os seguintes temas: sexualidade humana e diversidade; políticas de saúde LGBT+ no Brasil; ciclo de vida da população LGBT+; ambiente de saúde inclusivo; cuidados Integral a população LGBT+; atenção específicas da população LGBT+; saúde mental da população LGBT+; papéis, responsabilidades e competências profissionais.