Palestrantes

MARIA MARGARETH COSTA DE ALBUQUERQUE KRAUSE

Mestre em Estudos de Linguagem pela UFMT, Especialista em Língua Portuguesa pela PUC/MG, graduada em Letras - Língua Portuguesa/Literatura - Licenciatura Plena pela UNEMAT. Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua portuguesa e Latim.

Português Forense e noções básicas de Latim Jurídico

O curso foi composto por cinco encontros nos quais deliberaram inicialmente sobre vícios de linguagem, tipologia textuais e gêneros discursivos e uso do português forense e após isso, foi palestrado acerca das noções introdutórias do Latim e do Latim Jurídico de modo que demonstrou a importância do Latim na vida cotidiana, principalmente dos acadêmicos de direito. 

O português forense faz referência a linguagem no contexto jurídico de modo que é necessário conhecer a linguagem técnica jurídica para compreensão dos diversos contextos. Já em relação às concepções do Latim, de modo geral, ela é imprescindível no âmbito jurídico, visto que o direito ainda se apropria do uso de expressões latinas para referenciar conceito importantes, desde princípios à teorias normativas. Nesse sentido, considerando que a língua portuguesa (língua materna) é originada do latim, a palestrante elucidou o quanto o Latim não é uma "língua morta" mas sim uma língua transformada de modo que o uso de expressões e palavras ainda são frequentes na língua portuguesa.