Semana Pedagógica Integrada discute a Universidade Inclusiva e Cidadã na Unemat

02/02/2024

Três tardes com discussões e reflexão, buscando articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão

As temáticas das três tardes reflexivas contam com pesquisadores de renome nacional. “A Universidade Inclusiva e Cidadã no Século 21” é o tema da  conferência de abertura, a ser proferida pelo professor Cristovam Buarque, ex-reitor da Universidade de Brasília. Em seu último livro, “O mundo é uma escola”, Buarque faz provocações que suscitam quebras de paradigmas e de ideias pré-concebidas para que a educação repense seu lugar e esteja em sintonia com as transformações do mundo.

Nos dias subsequentes, as mesas redondas vão trazer reflexões para fortalecer o tripé indissociável entre ensino, pesquisa e extensão com questões voltadas para a pesquisa, os itinerários formativos, a acessibilidade pedagógica e a aprendizagem cooperativa e solidária.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação (Proeg), a professora Nilce Maria da Silva, este é um momento animador para o planejamento do período letivo. “Ao agregar os professores e profissionais técnicos de todos os câmpus universitários, núcleos pedagógicos e polos de apoio presencial, a Semana Pedagógica Integrada nos coloca  em unidade. Desta forma, o planejamento local é realizado em sintonia com as discussões macro da Unemat”, diz a pró-reitora.

Os professores Manoel Andrade Neto (UFC) e Joana Belarmino de Sousa (UFPB) participarão da mesa “Troca de saberes: da cooperação à acessibilidade pedagógica”, no segundo dia de evento. Criador do movimento Prece, que deu origem ao Programa Focco da Unemat, o professor Manoel defende que as práticas da aprendizagem cooperativa e solidária sejam aplicadas dentro da sala de aula. A professora Joana, pesquisadora com deficiência visual, vem trabalhando temas como acessibilidade à comunicação e ao jornalismo, ciberativismo, cegueira e percepção tátil, arte, literatura e comunicação.

A mesa “Troca de saberes: da pesquisa na graduação a itinerários formativos nas comunidades” conta com a contribuição dos professores Valdir Heitor Barzotto (USP) e Edilane Carvalho Teles (Uneb). Com atuação voltada para a metodologia e prática no ensino de Língua Portuguesa, o professor Valdir foi criador do Seminário de Leitura e Produção no Ensino Superior. Para a professora Edilene, a formação de professores pode ser ampliada com itinerários formativos educomunicativos na perspectiva do diálogo de Paulo Freire, com a pedagogia de projetos e com a contextualização.

A transmissão será realizada pelo  canal oficial da Unemat no YouTube. Para receber a certificação, o participante deve realizar sua inscrição no sistema SigEventos até o dia 5 de fevereiro, véspera do evento.