[CURSO] I CURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA de 22/05/2023 a 30/06/2023
O I CURSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA é uma proposta transversal e longitudinal. Transversal como ação de extensão, que envolve as práticas da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado V (EJA), em colaboração e parceira da ESCOLA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA BENEDITO SANTANA DA SILVA FREIRE (EEDIEB), escola urbana, localizada no município de Sinop-MT. A unidade escolar oferta atendimento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
O público está matriculado conforme o ciclo de estudos na idade/ano, correspondendo ao aproveitamento e rendimento escolar. Tarefa concomitante ao processo de ensino, a unidade escolar desenvolve ações de busca ativa com objetivo de minimizar o fenômeno da defasagem escolar, observado no itinerário escolar dos alunos, em particular quanto aos componentes do currículo de Língua Portuguesa e Matemática, muito embora apresentando em condições pontuais com características semelhantes, em outros componentes do currículo.
As tarefas do cotidiano escolar, por vezes escapa ao alcance dos professores, impossibilitados de uma ação com atendimento individualizado, considerando o número de alunos por turma. A esse respeito, o I Curso de Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens E Adultos - EJA: perspectivas da Educação Básica é uma parceria que se desenvolverá com práticas dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus de Sinop, com a ministração por dentro desta proposta de 8 (oito) minicursos que abordarão os componentes do currículo Língua Portuguesa e Matemática com objetivo de recuperar o tempo e a aprendizagem em defasagem ao itinerário curricular do aluno.
Esta unidade é vinculada a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT), que realiza a política de educação no Estado de Mato Grosso através Diretorias Regionais de Educação – DREs. Ambas as instituições, em conjunto com a escola, têm realizado diagnósticos da aprendizagem com aplicação da avaliação de classificação e reclassificação dos alunos, para adequá-los na etapa/ano de estudo que corresponda a nível apresentado de respostas ao currículo pretendido, de modo que possam reordenar o seu percurso escolar, para novas habilidades e competências a serem agregadas no processo de formação, conforme as suas possibilidades de apreensão dos saberes.