Palestrantes

WELLINGTON PEDROSA QUINTINO

Possui Graduação em Letras - Português / Inglês pela Universidade Estadual do Ceará-UECE, (1992), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, (2000), e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, (2012). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Letras e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística-PPGL da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordena o projeto de pesquisa Towards a Typology of Engagement: social cognition in grammar, the Kithalu case, em parceria com a Universidade de Stockholm. Desenvolve pesquisa e trabalho de campo em Terra Indígena desde 1994. Tem experiência em Teoria e análise Linguística, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Nasalização; Línguas Indígenas de Mato Grosso; Línguas Indígenas de Sinais; Língua Xavante; Cultura Material e Imaterial.

A diversidade linguística dos Nambikwara

Nessa palestra, nos propomos a compartilhar um pouco do nosso trabalho de pesquisa e extensão em Terra Indígena Nambikwara, com os povos do Cerrado e do Vale, no município de Comodoro-MT, desde 2018. Este projeto nasceu como uma proposta de extensão, em atendimento à necessidade de qualificação de professores indígenas Nambikwara para o ensino da língua materna nas escolas das aldeias, para a produção de material didático específico e, também, pelo interesse por parte de professores e alunos do ensino médio, em documentar sua própria língua.  A partir desse trabalho, apresentamos ao CNPQ, o projeto de pesquisa “Fonologia das línguas Nambikwara: povos Mamaindê, Negarotê, Kithaulu, Wakalitesu, Alantesu, Hahaintesu e Wasusu”, em vigor, cujo objetivo é o de descrever e documentar aspectos da fonologia da família Nambikwara, à luz dos pressupostos das fonologias não-lineares, o que oportunizou a continuidade das ações de extensão que desenvolvemos junto a aqueles subgrupos. Além de compartilhar tais experiências, queremos suscitar discussões e reflexões acerca, primeiramente, da relevância da consciência fonológica para a formação de professores de língua materna; em segundo, da emergência da versão/tradução de documentos oficiais para as línguas minorizadas; e por fim, da importância da cooficialização dessas línguas ancestrais para a manutenção de suas vidas.

Palestras   Palestra: A diversidade linguística dos Nambikwara - 14/12/2023 19:35 - 20:45