Palestrantes

RITA DE CÁSSIA BECK DE OLIVEIRA

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEDU pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT (2023). Graduada em PEDAGOGIA pelo Centro Universitário de Várzea Grande (2004). Graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (2023). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Conquista D’Oeste. Tem experiência na área de Educação no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Escolar Indígena. Os temas de interesse de pesquisa são: criança, alfabetização, escola indígena, línguas indígenas, currículo, interculturalidade.

A infância indígena Katitãuhlu

Essa palestra visa trazer parte do estudo realizado na minha dissertação de mestrado intitulada “Infância Katitãuhlu: uma cartografia a partir do currículo em movimento na escola indígena Nũtajensu.” Objetivou-se analisar os efeitos dos modos de subjetivação da criança no contexto de sua terra, junto a seu povo, bem como o cotidiano da Escola Municipal Indígena “Nũtajensu”. Problematizou-se, portanto, como a escola Indígena “Nũtajensu” produz subjetividade das crianças indígenas que movimentam a infância na aldeia e na escola? Desse modo, por meio de análises de referenciais teóricos sobre infância, foram abordados temas como os tempos da infância, a escola e o currículo. Utilizou-se, como procedimento de pesquisa, a cartografia. A pesquisa cartográfica permitiu transitar “entre” os acontecimentos, acompanhar os movimentos e seus efeitos nos corpos infantis e compor narrativas que sustentaram a pesquisa. Concluiu-se que os saberes conhecidos pelas crianças, emanados de seu povo, são trazidos para a escola e os saberes promovidos pela escola são levados para o contexto de vida da criança Katitãuhlu. É nesse movimento que a escola vai se constituindo, desconstruindo e reconstruindo saberes e fazeres nos/dos/com os cotidianos da infância Katitãuhlu.Essa palestra visa trazer parte do estudo realizado na minha dissertação de mestrado intitulada “Infância Katitãuhlu: uma cartografia a partir do currículo em movimento na escola indígena Nũtajensu.” Objetivou-se analisar os efeitos dos modos de subjetivação da criança no contexto de sua terra, junto a seu povo, bem como o cotidiano da Escola Municipal Indígena “Nũtajensu”. Problematizou-se, portanto, como a escola Indígena “Nũtajensu” produz subjetividade das crianças indígenas que movimentam a infância na aldeia e na escola? Desse modo, por meio de análises de referenciais teóricos sobre infância, foram abordados temas como os tempos da infância, a escola e o currículo. Utilizou-se, como procedimento de pesquisa, a cartografia. A pesquisa cartográfica permitiu transitar “entre” os acontecimentos, acompanhar os movimentos e seus efeitos nos corpos infantis e compor narrativas que sustentaram a pesquisa. Concluiu-se que os saberes conhecidos pelas crianças, emanados de seu povo, são trazidos para a escola e os saberes promovidos pela escola são levados para o contexto de vida da criança Katitãuhlu. É nesse movimento que a escola vai se constituindo, desconstruindo e reconstruindo saberes e fazeres nos/dos/com os cotidianos da infância Katitãuhlu.

Palestras   Palestra: A infância indígena Katitãuhlu - 13/12/2023 19:35 - 20:45