A infância indígena Katitãuhlu
Essa palestra visa
trazer parte do estudo realizado na minha dissertação de mestrado intitulada
Infância Katitãuhlu: uma cartografia a partir do currículo em movimento na
escola indígena Nũtajensu. Objetivou-se analisar os efeitos dos modos de
subjetivação da criança no contexto de sua terra, junto a seu povo, bem como o
cotidiano da Escola Municipal Indígena Nũtajensu. Problematizou-se, portanto,
como a escola Indígena Nũtajensu produz subjetividade das crianças indígenas
que movimentam a infância na aldeia e na escola? Desse modo, por meio de
análises de referenciais teóricos sobre infância, foram abordados temas como os
tempos da infância, a escola e o currículo. Utilizou-se, como procedimento de
pesquisa, a cartografia. A pesquisa cartográfica permitiu transitar entre os
acontecimentos, acompanhar os movimentos e seus efeitos nos corpos infantis e
compor narrativas que sustentaram a pesquisa. Concluiu-se que os saberes
conhecidos pelas crianças, emanados de seu povo, são trazidos para a escola e
os saberes promovidos pela escola são levados para o contexto de vida da
criança Katitãuhlu. É nesse movimento que a escola vai se constituindo,
desconstruindo e reconstruindo saberes e fazeres nos/dos/com os cotidianos da
infância Katitãuhlu.Essa palestra visa
trazer parte do estudo realizado na minha dissertação de mestrado intitulada
Infância Katitãuhlu: uma cartografia a partir do currículo em movimento na
escola indígena Nũtajensu. Objetivou-se analisar os efeitos dos modos de
subjetivação da criança no contexto de sua terra, junto a seu povo, bem como o
cotidiano da Escola Municipal Indígena Nũtajensu. Problematizou-se, portanto,
como a escola Indígena Nũtajensu produz subjetividade das crianças indígenas
que movimentam a infância na aldeia e na escola? Desse modo, por meio de
análises de referenciais teóricos sobre infância, foram abordados temas como os
tempos da infância, a escola e o currículo. Utilizou-se, como procedimento de
pesquisa, a cartografia. A pesquisa cartográfica permitiu transitar entre os
acontecimentos, acompanhar os movimentos e seus efeitos nos corpos infantis e
compor narrativas que sustentaram a pesquisa. Concluiu-se que os saberes
conhecidos pelas crianças, emanados de seu povo, são trazidos para a escola e
os saberes promovidos pela escola são levados para o contexto de vida da
criança Katitãuhlu. É nesse movimento que a escola vai se constituindo,
desconstruindo e reconstruindo saberes e fazeres nos/dos/com os cotidianos da
infância Katitãuhlu.
Palestras Palestra: A infância indígena Katitãuhlu - 13/12/2023 19:35 - 20:45