Palestrantes

ROSA BETÂNIA VELOSO SILVA DE BRITO

Especialista em Geo-história, pelo Instituto Cuiabano de Ensino - ICE  (2006). Graduada em História, pela Universidade de Várzea Grande (2004). Quilombola por MATRIMÔNIO. Defensora da efetivação da educação Etnico-racial e quilombola. Ativista do Movimento Negro Unificado – MNU, em Vila Bela. Pioneira no cumprimento da Lei 10639/03, servidora estatutária do estado e município de Vila Bela da Santíssima Trindade, desde 2010. Ministrou a disciplina “Ciências e saberes quilombola” na Escola Estadual Quilombola Verena Leite de Brito, desde sua implantação até 2016. Atualmente trabalha no apoio à coordenação pedagógica da referida instituição.

Historicidade Quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade

Essa mesa busca discutir o que o processo de colonização deixou para nossa sociedade Afro-brasileira, marcas profundas, incluindo o sistema educacional. A decolonização do currículo busca reverter essa injustiça e promover uma visão mais inclusiva e justa da história e na cultura do Brasil. A Lei 10.639, promulgada em 2003, é um instrumento importante nesse processo de reconhecimento e valorização da história e da cultura Afro-brasileira, luta contra o racismo. No entanto, sua implementação enfrenta desafios significativos. É importante destacar a história de Teresa de Benguela e como a importância do Quilombo que ela liderou. Portanto, um dos desafios é despertar o interesse dos alunos por esse tema, mostrando como ele se relaciona com suas próprias vidas e identidades. Também é fundamental promover discussões e atividades que permitam aos mesmo explorar sua identidade e compreender a importância de sua herança cultural.

Abertura Solene Oficial   Mesa Redonda: Historicidade Quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade - 12/12/2023 21:00 - 22:50