Palestrantes

MARIANA THAÍS SILVA DE BRITO

Especialista em "Relações Étnico-Raciais: políticas públicas, diversidade e sociedade", pela Universidade do Estado de Mato Grosso –UNEMAT (2023). Graduada em Administração de empresas pelo Instituto Cuiabano de Ensino (2010) e em Letras - Língua Portuguesa/Literatura e Espanhol pela UNEMAT (2020). Herdeira de Tereza de Benguela, remanescente Quilombola da comunidade Porto Bananal e Membra do Coletivo Herdeiras do Quariterê. Atualmente é professora da Secretária Estadual de Educação de Mato Grosso. Entusiasta de práticas pedagógicas Antirracista e no cumprimento da Lei 10639/10. Tem experiência na EDUCAÇÃO Escolar Quilombola, na área de linguagens do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, na E.E. QUILOMBOLA VERENA LEITE DE BRITO, em Vila Bela da Santíssima Trindade- MT.

Historicidade Quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade

Essa mesa busca discutir o que o processo de colonização deixou para nossa sociedade Afro-brasileira, marcas profundas, incluindo o sistema educacional. A decolonização do currículo busca reverter essa injustiça e promover uma visão mais inclusiva e justa da história e na cultura do Brasil. A Lei 10.639, promulgada em 2003, é um instrumento importante nesse processo de reconhecimento e valorização da história e da cultura Afro-brasileira, luta contra o racismo. No entanto, sua implementação enfrenta desafios significativos. É importante destacar a história de Teresa de Benguela e como a importância do Quilombo que ela liderou. Portanto, um dos desafios é despertar o interesse dos alunos por esse tema, mostrando como ele se relaciona com suas próprias vidas e identidades. Também é fundamental promover discussões e atividades que permitam aos mesmo explorar sua identidade e compreender a importância de sua herança cultural.

Abertura Solene Oficial   Mesa Redonda: Historicidade Quilombola de Vila Bela da Santíssima Trindade - 12/12/2023 21:00 - 22:50