Palestrantes

VANDA DE COPACABANA VILASBOAS

Cacique Geral do Sistema Cacicado Antonio Eudes Leite. Líder Mor representante do povo indígena Chiquitano de Vila Bela da Santíssima Trindade MT e Vale do Guaporé.

Fundadora da associação CHIKBELA e Sistema Cacicado Antonio Eudes Leite. Dra. Honoris Causa pelo Instituto Federal de Mato Grosso. Professora autodidata em História.

Nascida na fazenda Copacabana do Servo no município de Vila Bela da Santíssima Trindade MT.

Saberes Chiquitanos

Esta palestra visa retratar a história do povo indígena Chiquitano brasileiro, e destacar a importância da sua existência, sua história, cultura e identidade. História esta que não foi contada e nem publicada em nenhum livro didático no Brasil. Povo este que ficou à margem do esquecimento e em total invisibilidade por parte do estado brasileiro. Tudo isso se deve a vários processos de transposição imposta pelas coroas ibéricas e depois pelas Repúblicas Brasil e Bolívia. Para se entender melhor sobre a história do povo indígena Chiquitano, temos que estudar os vários tratados ao longo da história. O primeiro, o tratado de Tordesillas, em 1594, onde, nesse tratado se definem as divisas do território da Espanha e de Portugal. Após muitas divergências entre as coroas, houve a necessidade de um novo tratado. O tratado de Madri, em 1750, onde as balizas de divisas passaram a ser os Rio Paraguai,  Rio Jauru, Rio Guaporé e o Rio Mamoré. O povo indígena Chiquitano é um dos primeiros habitantes da América do Sul, tendo suas características físicas de pequena estatura entre um metro e sessenta e um metro e sessenta e cinco centímetros de altura, de moradias pequenas com portas e janelas pequenas, exatamente pelas características físicas e habitacionais dos povos que já habitavam nessa territorialidade, é que deu-se o nome de Provincia de Chiquitos. Território tão imenso com aproximadamente 50 nações indígenas, cada nação com sua nomenclatura e sua própria língua. Com o passar do tempo todas essas nações foram reduzidas a uma só nomenclatura e uma única língua, o Bes+ro. O território tão grande que foi chamado de  "La Gran Chiquitania". A palavra Chico significa pequeno em espanhol, e a palavra Chiquitana ou chiquitano derivam da palavra Chico e é também o gentílico de quem nasce em chiquitos ou oriunda dele. Nesse contexto a história do povo chiquitano se enreda e resiste ao tempo e a memória de sua ancestralidade, num mosaico cultural e histórico de carência de lapidação e visibilidade mútua entre si e entre a sociedade. É necessário muito empenho de trabalho continuo de luta e resgate a tão linda e rica história e cultura amortecida pelo tempo e pelo estado brasileiro.

Abertura Solene Cultural   Conferência de Abertura: Saberes Chiquitanos - 11/12/2023 20:05 - 20:50