Principal

[CURSO] FORMAÇÃO EM APRENDIZAGEM COOPERATIVA de 01/12/2023 a 02/12/2023

O curso de FORMAÇÃO EM APRENDIZAGEM COOPERATIVA é um curso de caráter formativo, a ser executado no formato presencial, sendo este destinado aos coordenadores locais e auxiliares do Programa de Formação de Células Cooperativas – FOCCO da UNEMAT, com a finalidade de fortalecer o perfil de agente multiplicador dos referidos sujeitos, como também a ressignificação de sua prática no cotidiano do programa.

Essa perspectiva de formação de professores ganhou visibilidade a partir da década de 1990, momento que se fez necessário repensar as finalidades da educação, e atrelou-se a ela a qualidade, não mais entendida como sendo oriunda somente da formação inicial – graduação, mas também da formação continuada que deve acompanha-lo em seu percurso profissional, estando este profissional sempre aberto a novas possibilidades metodológicas. Dessa forma o professor vem perpassando por diferentes metodologias, deste o formato conteudista e meritocrático até a aprendizagem cooperativa.

A aprendizagem cooperativa é entendida como uma metodologia ativa, pois sai do formato tradicional de ensino e os estudantes acabam desenvolvendo suas habilidades de proatividade. Essa vertente formativa, com vista na interação pedagógica, é salientada pelos irmãos Johnson (Davi e Roger) que entendem a aprendizagem cooperativa como uma metodologia que propicia além do ensino aprendizagem, mas também o desenvolvimento das competências sociais.

No Brasil temos como referência inicial da aprendizagem cooperativa o Programa de Educação em Células Cooperativas – PRECE da Universidade Federal do Ceará – UFC, que foi fonte de inspiração para a criação do Programa de Formação de Células Cooperativas – FOCCO da UNEMAT. Ambos programas têm como objetivo a aprendizagem coletiva e proativa de seus integrantes.

Para Johnson & Johnson esse formato de aprendizagem tem suas especificidades, que se desenvolvem de maneira interdependente, sendo elas: a interdependência positiva, a responsabilidade individual, a interação frente a frente permitindo o desenvolvimento de competências sociais, o desenvolvimento de competências interpessoais e grupais e a avalição do processo de célula de modo a melhorar o funcionamento do mesmo.

Diante desse contexto, o curso de Formação em Aprendizagem Cooperativa é imprescindível para a formação continuada dos coordenadores do FOCCO no que tange a troca de experiências entre os programas como também conhecer as expertises do prof. Manoel Andrade.