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Este curso será oferecido dentro do Projeto de Extensão "GEMA - Grupos de Estudos em Matemática".
O curso “A Função Logarítmica” contará com 20 horas de estudos que serão distribuídas em atividades a serem realizadas no decorrer de 3 (três) semanas. O curso será realizado na modalidade a distância, desenvolvido através de videoaulas, formulários e listas de exercícios para fixação dos conteúdos estudados.
O curso tem como público-alvo a comunidade de Cáceres e região, em especial alunos do Ensino Médio, Professores de Matemática e discentes do curso de Licenciatura em Matemática. Será solicitado ao setor de Comunicação da Unemat o auxílio na divulgação deste evento através da confecção de uma arte e posterior publicação de notícia sobre o evento a ser veiculada tanto no site da Unemat quanto em seus perfis nas redes sociais.
· Período de inscrição: 13/11/2023 a 19/11/2023.
· Período de realização do curso: 20/11/2023 a 09/12/2023. Durante o período de realização do curso os inscritos deverão assistir às seguintes videoaulas e responder aos questionários relacionados a cada videoaula, anteriormente gravadas e disponibilizadas no Google Classroom:
· Vídeo 1 – A Função Logarítmica;
· Vídeo 2 – Domínio e Gráfico da Função Logarítmica;
· Vídeo 3 – A Função Logarítmica como inversa da Função Exponencial;
· Vídeo 4 – Composição de Funções envolvendo a Função Logarítmica;
· Vídeo 5 – Equações Logarítmicas;
· Vídeo 6 – Inequações Logarítmicas;
· Vídeo 7 – Algumas Aplicações.
· Vídeo 8 – A Função Logarítmica no ENEM.
Primeiramente, os participantes terão acesso à turma do Google Classroom por meio de link que será́ enviado através dos e-mails com os quais cada um realizou sua inscrição no SigEventos. No Classroom os participantes encontrarão as informações sobre o desenvolvimento das atividades do curso; sendo elas: estudar o conteúdo nos materiais, disponibilizados no Classroom, referente a cada videoaula; na sequência, assistir à videoaula gravada do conteúdo previamente estudado, também disponibilizada no Classroom. A próxima etapa consiste em refazer os exemplos vistos na videoaula e resolver os exercícios de fixação indicados no final da videoaula. Cumpridas todas estas etapas, o participante deverá, finalmente, realizar uma atividade avaliativa (formulário no Google Forms, com questões sobre o conteúdo da videoaula). Serão sete questionários, um para cada videoaula, com exceção da última. Essas atividades avaliativas deverão ser enviadas para correção dentro do prazo de realização do curso. Será́ ainda disponibilizada uma lista de exercícios para os participantes fixarem os conteúdos estudados. Dúvidas, que porventura surgirem, sobre o conteúdo estudado no curso, poderão ser esclarecidas com o ministrante ou com o coordenador do curso pelo WhatsApp, cujos contatos serão disponibilizados no Classroom para os participantes. Para ter direito ao certificado do curso, cada participante deverá realizar, no mínimo, 75% das atividades avaliativas (questionários no Google Forms) propostas dentro do prazo de realização do curso.
Divisão da carga horária do curso:
Atividade |
Total |
Tempo de estudo antes de cada videoaula – 30 minutos |
8x30 = 240 minutos |
Duração de cada videoaula – aprox. 25 minutos. |
8x25 = 200 minutos |
Tempo de estudo após cada videoaula – 40 minutos |
8x40 = 320 minutos |
Tempo para responder cada questionário no Google Forms – 40 minutos |
8x40 = 320 minutos |
Resolução de Lista de Exercícios – 120 minutos |
1x120 = 120 minutos |
Total |
1200 minutos = 20h |
Enquanto aguardamos a aprovação da proposta, os discentes que ministrarão o minicurso estarão estudando os conteúdos, elaborando os slides e questionários para, somente após a aprovação, começarem a gravar as videoaulas. Fica difícil submeter uma proposta com tudo pronto sem ter garantias de que o evento será aprovado por esta pró-reitoria). De igual modo, o tempo destinado para cada atividade é apenas uma estimativa média, uma vez que o tempo realmente gasto varia de participante para participante. Destacamos ainda que videoaulas de Matemática não são assistidas passivamente: há que as assistir com caneta e papel em mãos, pausando, tomando
notas e refazendo cálculos e demonstrações de teoremas, analisando a veracidade de cada raciocínio envolvido em cada etapa da resolução de um exercício ou de uma demonstração, de modo que o tempo gasto para assistir a uma videoaula é sempre maior do que a duração do vídeo.