Palestrantes

MARCELLA ALBAINE FARIAS DA COSTA

Pós-doutora em Educação pela UFRGS, doutora em História pela UNIRIO, mestre em Educação, especialista em Tecnologias da Informação Aplicadas à Educação e graduada em História pela UFRJ. Atualmente é professora da graduação na área de Ensino de História da Universidade Federal de Roraima (UFRR), docente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória/UFRR), coordenando a pesquisa "Ensino de História e Humanidades Digitais" e o Programa de Iniciação à Docência (PIBID/História/UFRR). É membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Memória Digital: Arquivo e Documento histórico no Mundo Contemporâneo (UNICAMP). Foi coordenadora do Projeto Bate Papo sobre Ensino de História, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), colaboradora da Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB/UNICAMP), assessora pedagógica na área de História, Filosofia e Sociologia da Editora Positivo, atuou como professora da Educação Básica na rede privada (Ensino Fundamental e Médio), docente substituta na Faculdade de Educação da UFRJ e docente convidada do curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB/UFRJ). Foi bolsista CAPES do Programa de Iniciação à Docência (PIBID/História/UFRJ) durante a graduação e bolsista CAPES do Programa Observatório da Educação (OBEDUC/UFRJ) durante o mestrado, tendo atuado como avaliadora do MEC dos livros didáticos de História no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Pesquisa sobre Ensino de História, História Digital e Humanidades Digitais. Autora dos livros Ensino de História e games: dimensões práticas em sala de aula (2017) e Ensino de História e historiografia escolar digital (2021). Contato: https://marcellaalbaine.wixsite.com/ensino ou marcellaalbaine@gmail.com .

História ensinada, histórias sonhadas: tensões, paradoxos e possibilidades de uma Didática da Histór

A presente comunicação tem por objetivo partilhar algumas reflexões em relação ao Ensino de História a partir da centralidade amazônica, questionando a perspectiva sul/sudeste centrada. Destaca-se a contribuição dos saberes ancestrais para pensar o futuro-presente da História e seu ensino.

Youtube do Curso de Licenciatura em História da Unemat   Encontro 3 -História ensinada, histórias sonhadas: tensões, paradoxos - Marcella Albaine (UFRR) - 23/05/2023 19:00 - 23:00