Palestrantes

RAFAEL GRINGS

Rafael Grings, possui graduação em Administração em Agronegócios pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2013). TeM Especialização em Auditoria Contábil e Controladoria pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2016). Trabalhou na Fazenda São Paulo e na PA Consultoria Agronômica, Pesquisa e Agricultura de Precisão desenvolvendo funções administrativas. Atualmente trabalha na Hedge Agro Consultoria


Com 12 anos de atuação no agronegócio, formado em Administração em Agronegócio pela UNEMAT. Certificação da ANCORD e ANBIMA com registro na CVM para atuar na mesa de operações de commodities agrícola. Sócio e diretor de consultoria na Hedge Agro, onde lidera projetos para desenvolver soluções para comercialização agrícola. Anfitrião do HedgeCast, um podcast de comunicação com o ecossistema do agronegócio, falando sobre gestão, produção, comercialização e sustentabilidade.

PERCEPÇAO DOS ADMINISTRADORES EGRESSOS QUE ATUAM NO AGRONEGÓCIO

COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UMA PERSPECTIVA DOS GESTORES DAS EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO

 O setor de agronegócios é um dos setores mais dinâmicos da economia, precisa combinar recursos naturais, tecnológicos, ambientais, econômicos, humanos, em um ambiente dependente de fatores climáticos e regulamentações que interferem diretamente na gestão

das empresas em qualquer nível da cadeia produtiva. A cadeia produtiva do agronegócio é ampla e complexa, envolve os agentes que atuam nos segmentos antes, dentro e depois da porteira de forma interligada e competitiva. Devido a essa competitividade, as empresas precisam buscar a inovação para manterem-se atualizadas e assim aumentarem sua eficiência (MEGIDO; XAVIER, 2003).

Nesse sentido, se a melhoria da eficácia das empresas depende da utilização adequada

de seus recursos sejam eles materiais, tecnológicos, financeiros ou humanos, a participação das pessoas nos diferentes processos da empresa torna-se fator de diferenciação, pois por meio das suas competências pode promover a busca pelo melhor desempenho. Em um processo de gestão participativa e integrada em uma empresa que estimula a participação dos seus profissionais, as competências profissionais são as principais estratégias de gestão (BRANDÃO; GUIMARÃES, 2001), visto que podem ser entendidas como a capacidade dos indivíduos compreenderem as novas situações de trabalho de forma proativa e responsável sendo reconhecida por si e por terceiros (ZARIFIAN, 2001). Neste processo, percebe-se que os profissionais mais envolvidos são os gestores por atuarem diretamente nas ações estratégicas das empresas, juntamente com a direção, e direcionando o trabalho junto com suas equipes, sendo assim de extrema importância o desenvolvimento das competências individuais.

 Fonte: Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 228-243, jan./jun. 2017.

DOI: http://dx.doi.org/10.21714/2236-417X2017v7n1p228

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. ISSN: 2236-417X. Publicação sob Licença