Palestrantes

ADELICE MINETTO SZNITOWSKI

Professora efetiva, dedicação exclusiva à Unemat. Atua no Curso de Administração campus Tangará da Serra desde 2006. Docente no Mestrado Interdisciplinar em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola – PPGASP e do Profnit Ponto Focal Sinop. Diretora de gestão de extensão vinculada a PROEC/UNEMAT
Integra Grupo de pesquisa com foco na gestão do Agronegócio e estratégia. 
Coordena e participa de projetos de pesquisa com foco em tecnologia, gestão e Sustentabilidade voltados ao Agronegócio. Atua em projeto de extensão e pesquisa aplicada na área de Gestão e Agro.
Formação PhD em Sustentabilidade pelo Programa Eficiência Energética e Sustentabilidade/FAENG da UFMS
Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS 
Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos - SP 
Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

PROJETO GESTÃO E AGRO

As atividades extensionistas realizadas compreendem planejamento estratégico e ações direcionadas ao Programa 5s e Programa por Premiação por resultados (PPR), os quais demandam acompanhamentos anuais durante o ano safra. O empreendimento agropecuário desenvolve atividades agrícolas e pecuária. Como mencionado, além da soja, tem atividade de pecuária e floresta, as quais ocorrem de forma integrada; ou seja, a mesma área de terra é utilizada para diferentes finalidades: cultivo de soja e milho, gado de corte e floresta. Tal sistema de produção Integração Lavoura Pecuária e Floresta (ILPF) atende requisitos de sustentabilidade por manter os trabalhadores o ano todo (não somente em períodos de plantio e colheita), reduz o uso de insumos pela melhora a qualidade do solo favorecida pela rotação de culturas e também potencializa o uso da terra, uma vez que em uma mesma área podem ser feitas quatro safras: 1- soja, 2- milho, 3 boi a pasto e 4- floresta. Diante da dinâmica da produção agrícola e sua complexidade, a gestão se faz necessária, o que oportuniza a docentes e alunos a desenvolverem a relação teórico-prática inerente ao ensino e extensão em um sistema de produção que produz de forma sustentável.