Principal
Vila Bela da Santíssima Trindade se destaca por sua importância história e sua riqueza natural. A cidade tem enfrentado desmatamento irregular e grandes incêndios, que devastaram parques. Além disso, o processo de urbanização da cidade também é fator preocupante em relação ao corte de árvores, motivo pelo qual a presente ação de extensão tem o objetivo de recuperar uma pequena área urbana da cidade, com a finalidade de mobililizar e conscientizar a comunidade e os alunos da UNEMAT sobre a importância das áreas verdes urbanas para a qualidade de vida dos moradores, intensificando os desafios ambientais globais e locais, diante das mudanças climáticas.
Neste cenário, a ação de reflorestamento justifica-se por impactar a população local tanto pelo plantio de árvores como pela oficina sobre o tema da Justiça ambiental e o direito à cidade, buscando a conscientização sobre esses temas, em especial o impacto do desmatamento e degradação ambiental sobre a qualidade de vida da população urbana.
Os alunos serão orientados pelos professores palestrantes na confecção dos materiais da palestra e farão a mediação das falas. Além disso, os estudantes serão protagonistas ao apresentar falas sobre o tema da palestra junto com o professor palestrante/orientador. A produção das mudas de espécies nativas serão organizadas pelos alunos, seja conseguindo doações de terceiros ou produzindo ou produzindo-as para o plantio. O processo de plantio será feito sob a supervisão do engenheiro ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Vila Bela da Santissima Trindade.
Há, ainda, a possibilidade de contrapartida do campus da UNEMAT de Pontes e Lacerda para viabilizar o transporte dos alunos de Pontes e Lacerda até Vila Bela da Santissima Trindade, bem como da Secretaria de Meio Ambiente de Vila Bela para ceder o ônibus da cidade para transporte dos alunos.
Esta ação se move por uma pergunta: Qual é a importância da preservação das áreas verdes do centro urbano na qualidade de vida da população?