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[EVENTO PRINCIPAL] I SEMINÁRIO PROFSOCIO: O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM DEBATE de 19/03/2024 a 03/07/2024

A ação constitui ciclos de debates transversais promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO UNEMAT, Campus Universitário de Sinop-MT, com a participação de docentes, técnicos, mestrandos(as), discentes da graduação e professores da Educação Básica, com objetivo de recolocar em pauta as questões da educação brasileira, recortando da realidade social contemporânea os aspectos implicados com o ensino de sociologia, em particular, o espaço da escola que perpassa as questões do currículo e as práticas de ensino, com distinção para as relações que se dão com as Ciências Sociais, cujas abordagens envolvem as problemáticas locais, regionais e àquelas com abrangência nacional.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Aula Inaugural do PROFSOCIO. O ensino de Sociologia na perspectiva do PROEB. 19/03/2024 19/03/2024

Título: Aula Inaugural do PROFSOCIO: o ensino de Sociologia na perspectiva do PROEB

Tipo do Curso: Minicurso

Mediação: Profa. Dra. Marines da Rosa

Palestrantes:

Prof. Dr. Roberto Alves de Arruda

PROFSOCIO UNEMAT

Prof. Dr. Oseias Carmo Neves

PROFSOCIO UNEMAT

Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial

Período: 19/03/2024 a 19/03/2024

Horário: 19h

Carga Horária:4h

Vagas: 250


DESCRIÇÃO 


Ação – didático, pedagógica de acolhimento aos mestrandos e mestrandas do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO, com caráter formativo, objetivando ampliar as compreensões sobre a realidade social e educacional da política educacional brasileira, em particular sobre o ensino de sociologia na Educação Básica. Pretende-se mobilizar discussões em torno das questões teóricas, metodológicas e didáticas que envolvem a área das ciências sociais, presentes no currículo da Educação Básica e destacar o não lugar ocupado pela área na definição dos componentes formativos. O esforço didático perpassa pelas três grandes áreas que compõem as Ciências Sociais: a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Como resultado esperado almeja que o esforço didático caminhe na direção da reconstrução da práxis educativa, mobilizando as habilidades e as competências dos mestrandos e mestrandas para a pesquisa, como campo da docência, capaz de intervir com recursos didáticos à compreensão das questões do Ensino de Sociologia, frente aos Sistemas supranacionais de Educação. Como ponto de referência, busca-se o itinerário do ensino de sociologia, frente a reconstrução histórica que se apresenta em dilemas, desafios e perspectivas para a Educação Básica no Brasil.

 

Temática da Conferência:

O itinerário do ensino de Sociologia: desafios e perspectivas para a Educação Básica Brasileira.

“A Educação para além do capital”. Retomada dos escritos de István Mészáros. 22/04/2024 22/04/2024

Título: “A Educação para além do capital”. Retomada dos escritos de István Mészáros.

Tipo do Curso: Minicurso

Coordenação: Prof. Dr. Roberto Alves de Arruda, Prof. Dr. José de Souza Neto, Prof. Dr. Hélio Vieira Júnior, Prof. Dr. Josivaldo Constantino dos Santos.

Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial

Período: 22/04/2024 a 22/04/2024

Horário: 19h

Carga Horária: 4h

Vagas: 120

Descrição:

A escola como campo de conflito e diálogos com as Ciências Sociais. Os interesses das instituições e as mediações dos movimentos populares na definição do campo de ação da política educacional.  “As novas e velhas faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos.” Educação, mercadoria, individualismo, lucro e competição: a questão do mérito sob a responsabilização do esforço do indivíduo. Frações de classes sociais e a nova hegemonia da burguesia. Os desafios da democracia e as alternativas para uma nova sociabilidade brasileira.

 

METODOLOGIA

A metodologia consiste na Roda de Conversa que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h.

 

REFERÊNCIAS

 

FRIGOTTO, Gaudêncio. As novas e velhas faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In : FRIGOTTO, Gaudêncio & CIAVATTA, Maria (org). Teoria e educação no labirinto do capital. 2.ed. São Paulo : Expressão Popular, 2014. p.29-69.

 

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo : Boitempo, 2008. Prefácio SADER, Emir. p.15-77.

NETTO, José Paulo. Marx, nosso contemporâneo. TV Boitempo. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=mn-3_NTbbvI >

 

OLIVEIRA, Francisco. A nova hegemonia da burguesia no Brasil dos anos 1990 e os desafios de uma alternativa democrática. In : FRIGOTTO, Gaudêncio & CIAVATTA, Maria (org). Teoria e educação no labirinto do capital. 2.ed. São Paulo : Expressão Popular, 2014. p.71-111.

 

Cópia dos textos para leitura prévia. Disponíveis em:

https://drive.google.com/file/d/1JGWXWYKXzHe6tAMF5uSojEa1qbe1ZFBk/view?usp=sharing

 

https://drive.google.com/file/d/1cBL6ff8KaRjwzFsDI3OB8iPLy5WtH63d/view?usp=sharing

 

Análise comparada dos livros didáticos de Sociologia na educação básica. 02/07/2024 02/07/2024

Título: Análise comparada dos livros didáticos de Sociologia na educação básica.

Tipo do Curso: Minicurso

Coordenação: Profa. Dra. Edneuza Alves Trugillo, Profa. Dra. Sandra Pereira de Carvalho e Prof. Dr. Oseias Carmo Neves.

Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial

Período: 02.07.2024 a 02.07.2024

Horário: 19h

Carga Horária: 4h

Vagas: 120

Descrição:

Pretende-se abordar as diversas dimensões da produção, circulação e utilização dos livros didáticos de Sociologia na educação básica, procurando fazer um balanço das recentes produções adotadas pelos estados brasileiros. A ideia é efetuar análise comparada preliminar e introdutória, identificando seus principais temas, e analisando como esses temas refletem, ou não, o contexto nacional e atual dos problemas sociais e políticos brasileiros. Posteriormente, pretende-se identificar se esses livros didáticos estão em consonância com o PNLD e se, de fato, seguem as orientações para o novo Ensino Médio.

 

METODOLOGIA

A metodologia consiste na Roda de Conversa que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h.

Ciências sociais: o desafio do método e da interdisciplinaridade. 21/05/2024 21/05/2024

Título: Ciências sociais: o desafio do método e da interdisciplinaridade.

Tipo do Curso: Minicurso

Coordenação: Prof. Dr. Oseias Carmo Neves

Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial

Período: 21/05/2024 a 21/05/2024

Horário: 19h

Carga Horária: 4h

Vagas: 120

Descrição:

 

Se considerarmos o ensino da Sociologia no Ensino Médio, síntese das três subáreas das Ciências Sociais: a Sociologia, a Ciência Política e a Antropologia, o problema da interdisciplinaridade enquanto prática pedagógica na escola, se constituirá em elemento fundamental para que o conhecimento mediado pelo professor não seja fragmentado, esfacelado e descontextualizado da realidade. Partindo da premissa que o Ensino de Sociologia no Ensino Médio é por natureza interdisciplinar, pretendemos refletir sobre os limites e desafios que as práticas pedagógicas colocam para a superação dos entraves epistemológicos, dogmáticos e pragmáticos do isolacionismo metódico. Nesse sentido, pretende-se abordar o Ensino da Sociologia na educação básica como prática pedagógica interdisciplinar, inserida num contexto educativo permeado pela diversidade, da qual sua característica primordial é a intensidade das trocas e pelo grau de integração real das disciplinas no interior.

 

METODOLOGIA

A metodologia consiste na Roda de Conversa que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h.

 

REFERÊNCIAS

BECKER, Howard S. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais. 3ª edição. São Paulo: Hucitec, 1997.

FAZENDA, Ivani. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2001.

LUCK, Heloísa. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.

 

Sociologia e Feminismo I: revisitando os conceitos de patriarcado e de divisão sexual do trabalho. 18/06/2024 18/06/2024

Título: Sociologia e Feminismo I: revisitando os conceitos de patriarcado e de divisão sexual do trabalho.

Tipo do Curso: Minicurso

Coordenação: Profª Drª Marinês da Rosa

Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial

Período: 18.06.2024 a 18.06.2024

Horário: 19h

Carga Horária: 4h

Vagas: 120

 

Descrição:

Numa perspectiva feminista o conceito de patriarcado surge no bojo da segunda onda feminista. No contexto do ensino de sociologia, conhecer, revisitar e problematizar alguns dos principais conceitos e algumas das principais questões que o feminismo trouxe para os debates sociológicos, dentre os quais: os conceitos de patriarcado/opressão feminina e o conceito de divisão sexual do trabalho pode suscitar o debate sobre sua autonomia em relação ao modo de produção capitalista assim como algumas das críticas que o conceito recebeu.

Metodologia:

A metodologia compreende a Roda de Conversa que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A roda de conversa será mediada pela docente que terá a função de realizar uma contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais argumentos. Em seguida, no Piquenique de ideias: Organizados em grupos a proposta é que as/os participantes criem e apresentem artefatos relacionados às suas experiências no cotidiano e trabalho com base nos principais conceitos discutidos no encontro. Portanto, as referências precisam ser lidas previamente.

 

REFERÊNCIAS

CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: ASHOKA EMPREENDIMENTOS SOCIAIS; TAKANO CIDADANIA (orgs.). Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Editora, 2003.

DELPHY, Christine. “Patriarcado”. In: HIRATA, Helena. LABORIE, Françoise et. al. Dicionário Crítico do feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009, pp. 173-178.

HIRATA, Helena; KERGOART, Danièle. “A divisão secual do trabalho revisitada”. In: MARUANI, Margaret; HIRATA, Helena (orgs.). As novas fronteiras das desigualdades: homens e mulheres no mercado de trabalho. São Paulo: Senac, 2003, pp. 111-123.

 HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. “A classe trabalhadora tem dois sexos”. Estudos Feministas, 2 (3), 1994, 93-100.

PEDRO, Joana. “O feminismo de ‘segunda onda’. Corpo, prazer e trabalho”. In: PINSKY, Carla; PEDRO, Joana (org.). Nova história das mulheres. São Paulo, Contexto, 2012, pp.238-259.


REED, Evelyn. “Sexo contra sexo ou classe contra classe”. In: _____. Sexo contra sexo ou classe contra classe. São Paulo: Sundermann, 2008 [1970], pp. 103-129.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. Quem tem medo dos esquemas patriarcais de pensamento? Crítica Marxista, n. 11, p. 71-75, 2000.

SOUZA-LOBO, Elisabeth (2011 [1991]). A Classe Operária tem Dois Sexos. Trabalho, dominação e resistência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2a edição. Especialmente: Da Parte I os capítulos: “Masculino e feminino na linha de montagem” (pp. 55-70), “Experiências de mulheres, destinos de gênero” (pp. 81-94), Parte II “O gênero no trabalho: perspectivas teóricas e metodológicas” (pp. 123-210) e prefácio à 2º. edição de Leila Blass, Helena Hirata e Vera Soares.

Complementares:

BOURDIEU, Pierre. “Uma imagem ampliada”. In: _____. A dominação masculina. 10ª edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011, jul/dez. 2016 pp. 13-67.

ENGELS, Friedrich. A Origem da família, da propriedade privada e do Estado. 9.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984. p. 28-91 (Capítulo II - A família).

SAFIOTI, Heleieth. “Trabalho feminimo e capitalismo”. In: Mulher brasileira: opressão e exploração. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984, pp. 55-96.

 TELLES, Maria Amélia de Almeida. Breve História do Feminismo no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2003, 181 p.

 

Cópia dos textos disponíveis em:

 BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina.pdf

 CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo.pdf

 DELPHY, Christine. Patriarcado. In HIRATA, Helena.pdf

 ENGELS, Friedrich. As origens da família, da propriedade privada e do Estado..pdf

 HIRATA, Helena; KERGOART, Danièle. A divisão secual do trabalho revisitada.pdf

 HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. A classe operária tem dois sexos.pdf

 PEDRO, Joana. O feminismo de segunda onda. Corpo, prazer e trabalho..pdf

 REED, Evelyn. Sexo contra sexo.pdf

 SAFFIOTI, Heleieth. Quem tem medo dos sistemas patriarcais de pensamento.pdf

 SAFFIOTI, Heleieth. Trabalho feminino e capitalismo.pdf

 SOUZA-LOBO, Elizabeth. Experiências de mulheres, destinos de gênero.pdf

 SOUZA-LOBO, Elizabeth. Masculino e feminino na linha de montagem.pdf

 TELES, Maria Amélia. Breve história do feminismo no Brasil.pdf