Principal
A ação constitui ciclos de debates transversais promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO UNEMAT, Campus Universitário de Sinop-MT, com a participação de docentes, técnicos, mestrandos(as), discentes da graduação e professores da Educação Básica, com objetivo de recolocar em pauta as questões da educação brasileira, recortando da realidade social contemporânea os aspectos implicados com o ensino de sociologia, em particular, o espaço da escola que perpassa as questões do currículo e as práticas de ensino, com distinção para as relações que se dão com as Ciências Sociais, cujas abordagens envolvem as problemáticas locais, regionais e àquelas com abrangência nacional.
Título | Data Início | Data Fim |
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Aula Inaugural do PROFSOCIO. O ensino de Sociologia na perspectiva do PROEB. | 19/03/2024 | 19/03/2024 |
Título: Aula Inaugural do PROFSOCIO: o ensino de Sociologia na
perspectiva do PROEB Tipo do Curso: Minicurso Mediação: Profa. Dra. Marines da Rosa Palestrantes: Prof. Dr. Roberto Alves de Arruda PROFSOCIO UNEMAT Prof. Dr. Oseias Carmo Neves PROFSOCIO UNEMAT Local: UNEMAT, Campus de Sinop -
Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial Período: 19/03/2024 a 19/03/2024 Horário: 19h Carga Horária:4h
Vagas: 250 DESCRIÇÃO Ação didático, pedagógica de acolhimento aos mestrandos e mestrandas do
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO, com caráter
formativo, objetivando ampliar as compreensões sobre a realidade social e
educacional da política educacional brasileira, em particular sobre o ensino de
sociologia na Educação Básica. Pretende-se mobilizar discussões em torno das
questões teóricas, metodológicas e didáticas que envolvem a área das ciências
sociais, presentes no currículo da Educação Básica e destacar o não lugar
ocupado pela área na definição dos componentes formativos. O esforço didático
perpassa pelas três grandes áreas que compõem as Ciências Sociais: a
Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Como resultado esperado almeja
que o esforço didático caminhe na direção da reconstrução da práxis educativa,
mobilizando as habilidades e as competências dos mestrandos e mestrandas para a
pesquisa, como campo da docência, capaz de intervir com recursos didáticos à
compreensão das questões do Ensino de Sociologia, frente aos Sistemas
supranacionais de Educação. Como ponto de referência, busca-se o itinerário do
ensino de sociologia, frente a reconstrução histórica que se apresenta em
dilemas, desafios e perspectivas para a Educação Básica no Brasil. Temática da Conferência: O itinerário do ensino de Sociologia:
desafios e perspectivas para a Educação Básica Brasileira. |
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A Educação para além do capital. Retomada dos escritos de István Mészáros. | 22/04/2024 | 22/04/2024 |
Título: A Educação para além do capital.
Retomada dos escritos de István Mészáros. Tipo do Curso: Minicurso Coordenação: Prof. Dr. Roberto
Alves de Arruda, Prof. Dr. José de Souza Neto, Prof. Dr. Hélio Vieira Júnior,
Prof. Dr. Josivaldo Constantino dos Santos. Local: UNEMAT, Campus de Sinop -
Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial Período: 22/04/2024 a 22/04/2024 Horário: 19h Carga Horária: 4h Vagas: 120 Descrição: A escola como campo de conflito e diálogos
com as Ciências Sociais. Os interesses das instituições e as mediações dos
movimentos populares na definição do campo de ação da política
educacional. As novas e velhas faces da
crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. Educação,
mercadoria, individualismo, lucro e competição: a questão do mérito sob a
responsabilização do esforço do indivíduo. Frações de classes sociais e a nova
hegemonia da burguesia. Os desafios da democracia e as alternativas para uma
nova sociabilidade brasileira. METODOLOGIA A metodologia consiste na Roda de Conversa
que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A
roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma
contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais
argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante
será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h. REFERÊNCIAS FRIGOTTO, Gaudêncio. As novas e velhas
faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In :
FRIGOTTO, Gaudêncio & CIAVATTA, Maria (org). Teoria e educação no labirinto
do capital. 2.ed. São Paulo : Expressão Popular, 2014. p.29-69. MÉSZÁROS, István.
A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo : Boitempo, 2008.
Prefácio SADER, Emir. p.15-77. NETTO, José Paulo. Marx, nosso contemporâneo.
TV Boitempo. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=mn-3_NTbbvI
> OLIVEIRA, Francisco. A nova hegemonia
da burguesia no Brasil dos anos 1990 e os desafios de uma alternativa
democrática. In : FRIGOTTO, Gaudêncio & CIAVATTA, Maria (org). Teoria e
educação no labirinto do capital. 2.ed. São Paulo : Expressão Popular, 2014.
p.71-111. Cópia dos textos para leitura prévia. Disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1JGWXWYKXzHe6tAMF5uSojEa1qbe1ZFBk/view?usp=sharing https://drive.google.com/file/d/1cBL6ff8KaRjwzFsDI3OB8iPLy5WtH63d/view?usp=sharing |
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Análise comparada dos livros didáticos de Sociologia na educação básica. | 02/07/2024 | 02/07/2024 |
Título: Análise comparada dos livros didáticos de Sociologia na
educação básica. Tipo do Curso: Minicurso Coordenação: Profa. Dra. Edneuza Alves
Trugillo, Profa. Dra. Sandra Pereira de Carvalho e Prof. Dr. Oseias Carmo
Neves. Local: UNEMAT, Campus de Sinop -
Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial Período: 02.07.2024 a 02.07.2024 Horário: 19h Carga Horária: 4h Vagas: 120 Descrição: Pretende-se abordar as diversas dimensões
da produção, circulação e utilização dos livros didáticos de Sociologia na
educação básica, procurando fazer um balanço das recentes produções adotadas
pelos estados brasileiros. A ideia é efetuar análise comparada preliminar e
introdutória, identificando seus principais temas, e analisando como esses
temas refletem, ou não, o contexto nacional e atual dos problemas sociais e
políticos brasileiros. Posteriormente, pretende-se identificar se esses livros
didáticos estão em consonância com o PNLD e se, de fato, seguem as orientações
para o novo Ensino Médio. METODOLOGIA A metodologia consiste na Roda de Conversa
que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A
roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma
contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais
argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante
será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h. |
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Ciências sociais: o desafio do método e da interdisciplinaridade. | 21/05/2024 | 21/05/2024 |
Título: Ciências sociais: o desafio do método e da
interdisciplinaridade. Tipo do Curso: Minicurso Coordenação: Prof. Dr. Oseias Carmo
Neves Local: UNEMAT, Campus de Sinop -
Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial Período: 21/05/2024 a 21/05/2024 Horário: 19h Carga Horária: 4h Vagas: 120 Descrição: Se considerarmos o ensino da Sociologia no
Ensino Médio, síntese das três subáreas das Ciências Sociais: a Sociologia, a
Ciência Política e a Antropologia, o problema da interdisciplinaridade enquanto
prática pedagógica na escola, se constituirá em elemento fundamental para que o
conhecimento mediado pelo professor não seja fragmentado, esfacelado e
descontextualizado da realidade. Partindo da premissa que o Ensino de
Sociologia no Ensino Médio é por natureza interdisciplinar, pretendemos
refletir sobre os limites e desafios que as práticas pedagógicas colocam para a
superação dos entraves epistemológicos, dogmáticos e pragmáticos do
isolacionismo metódico. Nesse sentido, pretende-se abordar o Ensino da
Sociologia na educação básica como prática pedagógica interdisciplinar,
inserida num contexto educativo permeado pela diversidade, da qual sua
característica primordial é a intensidade das trocas e pelo grau de integração
real das disciplinas no interior. METODOLOGIA A metodologia consiste na Roda de Conversa
que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A
roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma
contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais
argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante
será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h. REFERÊNCIAS BECKER, Howard S. Métodos de Pesquisa
em Ciências Sociais. 3ª edição. São Paulo: Hucitec, 1997. FAZENDA, Ivani. Práticas
interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2001. LUCK, Heloísa. Pedagogia da
interdisciplinaridade. Fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis:
Vozes, 2001. |
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Sociologia e Feminismo I: revisitando os conceitos de patriarcado e de divisão sexual do trabalho. | 18/06/2024 | 18/06/2024 |
Título: Sociologia e Feminismo I: revisitando os
conceitos de patriarcado e de divisão sexual
do trabalho. Tipo do Curso: Minicurso Coordenação:
Profª Drª Marinês da Rosa Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI,
Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial Período: 18.06.2024 a 18.06.2024 Horário: 19h Carga
Horária: 4h Vagas: 120 Descrição: Numa perspectiva feminista o conceito de
patriarcado surge no bojo da segunda onda feminista. No contexto do ensino de
sociologia, conhecer, revisitar e problematizar alguns dos principais conceitos
e algumas das principais questões que o feminismo trouxe para os debates
sociológicos, dentre os quais: os conceitos de patriarcado/opressão feminina e
o conceito de divisão sexual do trabalho pode suscitar o debate sobre sua
autonomia em relação ao modo de produção capitalista assim como algumas das
críticas que o conceito recebeu. Metodologia: A metodologia compreende a Roda de Conversa que terá como
referência os textos selecionados para orientar os debates. A roda de conversa
será mediada pela docente que terá a função de realizar uma contextualização
das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais argumentos. Em
seguida, no Piquenique de ideias: Organizados em grupos a proposta é que as/os
participantes criem e apresentem artefatos relacionados às suas experiências no
cotidiano e trabalho com base nos principais conceitos discutidos no encontro.
Portanto, as referências precisam ser lidas previamente. REFERÊNCIAS CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: ASHOKA EMPREENDIMENTOS SOCIAIS; TAKANO CIDADANIA (orgs.). Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano Editora, 2003. DELPHY, Christine. Patriarcado. In: HIRATA, Helena. LABORIE, Françoise et. al. Dicionário Crítico do feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009, pp. 173-178. HIRATA, Helena; KERGOART, Danièle. A divisão secual do trabalho
revisitada. In: MARUANI, Margaret; HIRATA, Helena (orgs.). As novas
fronteiras das desigualdades: homens e mulheres no mercado de trabalho. São
Paulo: Senac, 2003, pp. 111-123. PEDRO, Joana. O feminismo de segunda onda. Corpo, prazer e trabalho. In: PINSKY, Carla; PEDRO, Joana (org.). Nova história das mulheres. São Paulo, Contexto, 2012, pp.238-259. REED, Evelyn. Sexo contra sexo ou classe contra classe. In: _____. Sexo contra sexo ou classe contra classe. São Paulo: Sundermann, 2008 [1970], pp. 103-129. SAFFIOTI, Heleieth I. B. Quem tem medo dos esquemas patriarcais de pensamento? Crítica Marxista, n. 11, p. 71-75, 2000. SOUZA-LOBO, Elisabeth (2011 [1991]). A Classe Operária tem Dois Sexos. Trabalho, dominação e resistência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2a edição. Especialmente: Da Parte I os capítulos: Masculino e feminino na linha de montagem (pp. 55-70), Experiências de mulheres, destinos de gênero (pp. 81-94), Parte II O gênero no trabalho: perspectivas teóricas e metodológicas (pp. 123-210) e prefácio à 2º. edição de Leila Blass, Helena Hirata e Vera Soares. Complementares: BOURDIEU, Pierre. Uma imagem ampliada. In: _____. A dominação
masculina. 10ª edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011, jul/dez. 2016
pp. 13-67. ENGELS, Friedrich. A Origem da família, da propriedade privada e do
Estado. 9.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984. p. 28-91
(Capítulo II - A família). SAFIOTI, Heleieth. Trabalho feminimo e capitalismo. In: Mulher
brasileira: opressão e exploração. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984, pp. 55-96. Cópia dos textos disponíveis em: BOURDIEU, Pierre. A
dominação masculina.pdf CARNEIRO, Sueli.
Enegrecer o feminismo.pdf DELPHY, Christine.
Patriarcado. In HIRATA, Helena.pdf ENGELS, Friedrich. As
origens da família, da propriedade privada e do Estado..pdf HIRATA, Helena;
KERGOART, Danièle. A divisão secual do trabalho revisitada.pdf HIRATA, Helena;
KERGOAT, Danièle. A classe operária tem dois sexos.pdf PEDRO, Joana. O
feminismo de segunda onda. Corpo, prazer e trabalho..pdf REED, Evelyn. Sexo
contra sexo.pdf SAFFIOTI, Heleieth.
Quem tem medo dos sistemas patriarcais de pensamento.pdf SAFFIOTI, Heleieth.
Trabalho feminino e capitalismo.pdf SOUZA-LOBO, Elizabeth.
Experiências de mulheres, destinos de gênero.pdf SOUZA-LOBO, Elizabeth.
Masculino e feminino na linha de montagem.pdf TELES, Maria Amélia.
Breve história do feminismo no Brasil.pdf |