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[EVENTO PRINCIPAL] I SEMINÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGLETRAS – I SEAP de 06/05/2024 a 07/05/2024

OProgramadePós-graduaçãoemLetras(PPGLetras/UNEMAT), criado em 2016, tem pautado suas ações e tomadas de decisões, ao longo de seus poucos anos de existência, fundamentadas em práticas de autoavaliação. Destarte, em 2019, a CAPES, por meio do relatório do GT de Autoavaliação dos Programas dePós-Graduação, recomendou que todos os programas de pós-graduação elaborassem seuprojetodeautoavaliação.

Dentre as ações de autoavaliação, podemos citar, como exemplo, os doisinstrumentosdeacompanhamentoeavaliaçãododesenvolvimentodoprogramausadosaotérminodecada semestre letivo, o instrumento de autoavaliação e o relatório semestral, nas versões para docentes e discentes. Também há o relatório semestral, em que os discentes descrevem, em formulário próprio as etapas já cumpridas e o planejamento para as vindouras.

Em 2019, o Conselho do programa elaborou e aprovou três instrumentos de coleta de dados e autoavaliação. Trata-se de formulários que requerem dados específicos para o preenchimento da Plataforma Sucupira. Um deles é direcionado aos docentes, outro aos discentes e o outro aos egressos. O processo de credenciamento, recredenciamento e descredenciamento docente também tem caráter autoavaliativo.

Paralelamente à avaliação da CAPES, em 2018, o programa instituiu uma Comissão para Acompanhamento de Produção Acadêmica de Docentes e Discentes.

O PPGLetras realiza, ainda, anualmente, um evento acadêmico, Seminário de Pesquisa em Letras e o Encontro de Egressos do PPGLetras, para acompanhamento esocialização das ações acadêmicas, científicas e profissionais por meio de debates das pesquisas em andamento e apresentações de comunicações orais.

Outro processo interno de avaliação, instituído em 2019, é o Concurso de Prêmio Menção Honrosa de dissertações defendidas no programa e incentivo à participação do Edital anual de seleção de dissertações e teses defendidas nos programas da UNEMAT para publicação em formato e-book pela Editora da Instituição.

Por fim, mas não menos importante, com a elaboração do Planejamento Estratégico Participativo do PPGLetras (PEP/PPGLetras/2022-2026) houve a criação e institucionalização das seguintes comissões para compor o processo de autoavaliação: Comissão de Planejamento Estratégico e Participativo, Comissão de Acompanhamento de Egressos, Comissão de Autoavaliação, Comissão de Ações de Internacionalização, Comissão de Credenciamento, Recredenciamento e Descredenciamento Docente, Comissão de Bolsas e Acompanhamento Discente. A atuação destas Comissões é fundamentada em normativas internas, elaboradas eatualizadas,deacordocomasrecomendaçõesdoDocumentodeÁreadaCAPES e retroalimentam os dados para este projeto.

Em cumprimento a uma recomendação da CAPES, este Seminário é, pois, mais uma ação relativa ao Projeto de Autoavaliação do PPGLetras, em que são apresentados e discutidos dados, advindos dos diferentes instrumentos acima mencionados, e autoavaliados para retroalimentar tomadas de decisões futuras mais assertivas.