Principal

[EVENTO PRINCIPAL] “I Simpósio do Clube do Livro: A integração de Metodologias Ativas” - I SIMClub de 09/05/2024 a 10/05/2024

Trata-se de um evento de extensão no formato de simpósio, integrado ao Projeto de Extensão “Clube da Leitura” com Portaria nº 1865/2023-PROEC. O evento será realizado no formato remoto em dois dias no mês de maio (09 e 10 de maio) de 2024, períodos vespertino e noturno (09/05) e matutino e vespertino (10/05). As atividades do evento serão: sessões de comunicação oral (considerando os eixos temáticos do evento); conferência magna – palestra de abertura; mesas redondas (palestras); e minicursos. Possui duração total de 13h.  

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Abordagem investigativa para o desenvolvimento do protagonismo estudantil 10/05/2024 10/05/2024
O ensino por investigação é uma tendência nos currículos e consiste na proposição de problemas onde os estudantes deverão levantar hipóteses e buscar soluções, através deste processo eles se apropriam do método científico, do conhecimento e socializam as informações contextualizando-as. A ênfase será na inserção do estudante na construção do conhecimento, sendo o protagonista, numa jornada pedagógica mais autônoma.
Ensino de Anatomia por Metodologias Ativas 10/05/2024 10/05/2024
Traçar um panorama sobre o processo de ensino e aprendizagem. O aluno como protagonista do processo de aprendizagem. Demonstrar métodos e estratégias para o ensino e aprendizagem de anatomia. Publico alvo: alunos e professores de graduação das áreas da saúde.

Público-alvo: Alunos e professores de graduação das áreas da saúde.
Metodologias ativas como recurso de ensino-aprendizagem nas ciências morfofuncionais 10/05/2024 10/05/2024
Explanar sobre as metodologias ativas utilizadas nos cursos da saúde, no UNIRN, nas disciplinas de Histologia e Embriologia, objetivando um maior envolvimento e participação dos discentes, nas aulas e monitorias das disciplinas citadas.

Público-alvo: Professores e estudantes da educação básica ao ensino superior e interessados no tema.
Métodos de ensinagem no ensino superior 10/05/2024 10/05/2024
O minicurso Métodos de ensinagem no ensino superior tem objetivo de preparar o docente para o uso de metodologias de ensinagem no ensino superior. Será abordada a ementa identidade docente, desenvolvimento do aprendizado e uso de métodos de ensino.

Público-alvo: 
Oficina World Café 10/05/2024 10/05/2024
Essa oficina tem por objetivo conhecer e vivenciar a metodologia World Café por meio da discussão do porquê da necessidade da utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem. Também, será debatido os conceitos de habilidades e competências.

Público-alvo: Professores e estudantes da educação básica ao ensino superior e interessados no tema.
O uso das plataformas virtuais como recurso de consolidação do conhecimento anatômico – BioAtlas 10/05/2024 10/05/2024
Pretende-se expor comparações de duas sequências didáticas baseadas no modelo tradicional de ensino e na utilização de aplicativo para dispositivos móveis, como auxílio ao aprendizado, de anatomia humana, analisando o ganho acadêmico dos alunos sobre as atividades realizadas, bem como das percepções do professor no tocante à metodologia proposta juntos as plataformas existentes, no caso em questão, o BioAtlas.

Público-alvo: Professores e estudantes da educação básica ao ensino superior e interessados no tema.
O uso do MBTI em sala de aula 10/05/2024 10/05/2024
Este minicurso visa desenvolver aproximações e possibilidades entre a Aprendizagem Socioemocional, Metodologias Ativas e o protagonismo do estudante através do uso do teste MBTI (Myers Briggs Typer Indicator). Tem como objetivo geral demonstrar o uso do teste MBTI como recurso pedagógico.

Público-alvo: Professores e estudantes da educação básica e do ensino superior.
O uso do Scratch em metodologias ativas 10/05/2024 10/05/2024
Introduzir educadores ao software Scratch e demonstrar como ele pode ser integrado de forma eficaz em metodologias ativas de ensino, promovendo a aprendizagem criativa e colaborativa.

Público-alvo: Professores da educação básica.
Planejamento reverso e metodologias ativas 10/05/2024 10/05/2024
Este minicurso tem como objetivo capacitar os participantes a compreenderem e aplicarem de forma eficaz o conceito de planejamento reverso no contexto das metodologias ativas, promovendo uma abordagem centrada no aluno para o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem. Ao final do curso, os participantes estarão aptos a identificar objetivos de aprendizagem específicos, projetar atividades e experiências educacionais significativas e avaliar o progresso dos alunos de maneira alinhada com os princípios das metodologias ativas, resultando em uma educação mais engajadora, participativa e eficaz.

Público-alvo: Professores da educação básica e do ensino superior.