ST 09
MOVIMENTOS PELO ENSINO DE HISTÓRIA: PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICA
Edicarla dos Santos Marques - Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); esmarques@uefs.br
Sandra Regina Mendes- Professora
Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Doutoranda do Programa de
Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB);
srmendesba@gmail.com
Resumo:
O
presente Simpósio Temático tem como objetivo reunir estudos que problematizem questões acerca do Ensino de
História em suas diferentes dimensões e etapas de ensino, associadas a
categorias como: Formação Docente, Currículos, Reforma, Práticas Pedagógicas,
Memória/ História da Educação e Material Didático. Apesar das especificidades
teóricas e metodológicas, tais categorias se entrecruzam para ampliar o debate sobre
o Ensino de História em um momento em que se observam questionamentos e ataques
em relação a sua presença nos currículos da Educação Básica. Esse processo
ainda se desdobra em políticas educacionais que redimensionam a formação do
professor de História. Torna-se, dessa maneira, necesssária a rearticulação dos
professores de história em torno de movimentos que busquem recompor as
discussões político-acadêmicas acerca do sentido e da potência pedagógica do Ensino de História, questionando
projetos de educação/sociedade que colocam a disciplina em suspenso como um
conhecimento menos relevante tanto para atender aos pressupostos de uma
política democrática liberal quanto autoritária.