ST 09

MOVIMENTOS PELO ENSINO DE HISTÓRIA: PESQUISAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICA

Edicarla dos Santos Marques - Professora Assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS); esmarques@uefs.br

Sandra Regina Mendes- Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB); srmendesba@gmail.com

 

 

Resumo: O presente Simpósio Temático tem como objetivo reunir estudos que problematizem questões acerca do Ensino de História em suas diferentes dimensões e etapas de ensino, associadas a categorias como: Formação Docente, Currículos, Reforma, Práticas Pedagógicas, Memória/ História da Educação e Material Didático. Apesar das especificidades teóricas e metodológicas, tais categorias se entrecruzam para ampliar o debate sobre o Ensino de História em um momento em que se observam questionamentos e ataques em relação a sua presença nos currículos da Educação Básica. Esse processo ainda se desdobra em políticas educacionais que redimensionam a formação do professor de História. Torna-se, dessa maneira, necesssária a rearticulação dos professores de história em torno de movimentos que busquem recompor as discussões político-acadêmicas acerca do sentido e da potência pedagógica do Ensino de História, questionando projetos de educação/sociedade que colocam a disciplina em suspenso – como um conhecimento menos relevante – tanto para atender aos pressupostos de uma política democrática liberal quanto autoritária.