Palestrantes

ÍTALO NELLI BORGES

Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutor em História Social pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), membro do Núcleo de Estudos de História Social da Arte e da Cultura e integrante da linha de pesquisa Linguagens, Estética e Hermenêutica. Desenvolve pesquisa na área de cinema e história. Tem experiência em docência do ensino básico e superior. Atualmente é professor substituto do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia (Campus V) e professor encarregado de projetos interdisciplinares na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas executados sob metodologias ativas de aprendizagem de Instituto Professora Eulina Piaggio e Maria Cristina. (IPEMAC), caracterizada como projeto social, possuindo objetivos de formação humana e cidadã de estudantes do ensino médio matriculados no Colégio Estadual Aureo Filho, situado no Município de Ipecaetá - BA 

Ensino de História e Ditadura Civil-Militar: aproximações perigosas com a atualidade

É sabido que as políticas educacionais no período ditatorial, fundamentadas na ideologia tecnocrática em prol da modernização autoritária e conservadora própria do regime, gerou uma série de prejuízos para a educação com bem social e público coma  execução de um ensino tecnocrático, acrítico e prejudicial, sobretudo para as Ciências Humanas. 
Ainda que, enquanto sociedade, tenhamos vencido esse paradigma e retornado à democracia, algumas perspectivas curriculares e didáticas  atuais são preocupantes na que performam num ensino operacional e pragmático chamado de neotecnicista caucado em competências e habilidades que deságuam numa educação exclusivamente voltada aos interesses hegemônicos do capitalismo atual.
Diante disso, nosso objetivo consiste em identificar elementos tributários do modelo atual em relação ao modelo educacional ditatorial alertando para os seus iminentes pergiros e projetando possibilidade de sua superação.

Youtube do Curso de Licenciatura em História da Unemat   Mesa: Ensino de História e os desafios contemporâneos - 30/03/2023 19:30 - 21:30