Principal
A ação constitui ciclos de debates transversais promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO UNEMAT, Campus Universitário de Sinop-MT, com a participação de docentes, técnicos, mestrandos(as), discentes da graduação e professores da Educação Básica, com objetivo de recolocar em pauta as questões da educação brasileira, recortando da realidade social contemporânea os aspectos implicados com o ensino de sociologia, em particular, o espaço da escola que perpassa as questões do currículo e as práticas de ensino, com distinção para as relações que se dão com as Ciências Sociais, cujas abordagens envolvem as problemáticas locais, regionais e àquelas com abrangência nacional.
Título | Data Início | Data Fim |
---|---|---|
Aula Inaugural do PROFSOCIO. O ensino de Sociologia na perspectiva do PROEB. | 19/03/2024 | 19/03/2024 |
Título: Aula Inaugural do PROFSOCIO: o ensino de Sociologia na
perspectiva do PROEB Tipo do Curso: Minicurso Mediação: Profa. Dra. Marines da Rosa Palestrantes: Prof. Dr. Roberto Alves de Arruda PROFSOCIO UNEMAT Prof. Dr. Oseias Carmo Neves PROFSOCIO UNEMAT Local: UNEMAT, Campus de Sinop -
Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial Período: 19/03/2024 a 19/03/2024 Horário: 19h Carga Horária:4h
Vagas: 250 DESCRIÇÃO Ação didático, pedagógica de acolhimento aos mestrandos e mestrandas do
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO, com caráter
formativo, objetivando ampliar as compreensões sobre a realidade social e
educacional da política educacional brasileira, em particular sobre o ensino de
sociologia na Educação Básica. Pretende-se mobilizar discussões em torno das
questões teóricas, metodológicas e didáticas que envolvem a área das ciências
sociais, presentes no currículo da Educação Básica e destacar o não lugar
ocupado pela área na definição dos componentes formativos. O esforço didático
perpassa pelas três grandes áreas que compõem as Ciências Sociais: a
Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Como resultado esperado almeja
que o esforço didático caminhe na direção da reconstrução da práxis educativa,
mobilizando as habilidades e as competências dos mestrandos e mestrandas para a
pesquisa, como campo da docência, capaz de intervir com recursos didáticos à
compreensão das questões do Ensino de Sociologia, frente aos Sistemas
supranacionais de Educação. Como ponto de referência, busca-se o itinerário do
ensino de sociologia, frente a reconstrução histórica que se apresenta em
dilemas, desafios e perspectivas para a Educação Básica no Brasil. Temática da Conferência: O itinerário do ensino de Sociologia:
desafios e perspectivas para a Educação Básica Brasileira. |
||
"A Dominação Masculina" em Debate: reflexões a partir de Pierre Bourdieu. | 21/05/2024 | 21/05/2024 |
Título: A Dominação Masculina em Debate: reflexões a partir de Pierre Bourdieu. Tipo do Curso: Minicurso Coordenação: Prof.ᵃ Dr.ᵃ Marinês da Rosa, Prof. Dr. Roberto Alves de Arruda, Prof. Dr. José de Souza Neto, Prof. Dr. Hélio Vieira Júnior, Prof. Dr. Josivaldo Constantino dos Santos. Local: UNEMAT, Campus de Sinop -
Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001- Unidade Imperial Período: 21/05/2024 a 21/05/2024 (terça-feira). Horário: 19h Carga Horária: 4h Vagas: 120 Transmissão ao vivo pelo canal do Instagram do PROFSOCIO disponível em: @profsociounemat DESCRIÇÃO: METODOLOGIA A metodologia consiste na Roda de Conversa
que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A
roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma
contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais
argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante
será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h. REFERÊNCIAS BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2ª ed. - Rio de Janeiro : Bertrand, Brasil, 2002. Tradução Maria Helena Kühner. _________ Razões Práticas sobre a teoria da ação. Campinas, SP : Papirus, 1996. Tradução Mariza Corrêa. |
||
A Educação para além do capital. Retomada dos escritos de István Mészáros. | 22/04/2024 | 22/04/2024 |
Título: A Educação para além do capital.
Retomada dos escritos de István Mészáros. Tipo do Curso: Minicurso Coordenação: Prof. Dr. Roberto
Alves de Arruda, Prof. Dr. José de Souza Neto, Prof. Dr. Hélio Vieira Júnior,
Prof. Dr. Josivaldo Constantino dos Santos. Local: UNEMAT, Campus de Sinop -
Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial Período: 22/04/2024 a 22/04/2024 Horário: 19h Carga Horária: 4h Vagas: 120 Descrição: A escola como campo de conflito e diálogos
com as Ciências Sociais. Os interesses das instituições e as mediações dos
movimentos populares na definição do campo de ação da política
educacional. As novas e velhas faces da
crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. Educação,
mercadoria, individualismo, lucro e competição: a questão do mérito sob a
responsabilização do esforço do indivíduo. Frações de classes sociais e a nova
hegemonia da burguesia. Os desafios da democracia e as alternativas para uma
nova sociabilidade brasileira. METODOLOGIA A metodologia consiste na Roda de Conversa
que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A
roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma
contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais
argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante
será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h. REFERÊNCIAS FRIGOTTO, Gaudêncio. As novas e velhas
faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In :
FRIGOTTO, Gaudêncio & CIAVATTA, Maria (org). Teoria e educação no labirinto
do capital. 2.ed. São Paulo : Expressão Popular, 2014. p.29-69. MÉSZÁROS, István.
A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo : Boitempo, 2008.
Prefácio SADER, Emir. p.15-77. NETTO, José Paulo. Marx, nosso contemporâneo.
TV Boitempo. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=mn-3_NTbbvI
> OLIVEIRA, Francisco. A nova hegemonia
da burguesia no Brasil dos anos 1990 e os desafios de uma alternativa
democrática. In : FRIGOTTO, Gaudêncio & CIAVATTA, Maria (org). Teoria e
educação no labirinto do capital. 2.ed. São Paulo : Expressão Popular, 2014.
p.71-111. Cópia dos textos para leitura prévia. Disponíveis em: https://drive.google.com/file/d/1JGWXWYKXzHe6tAMF5uSojEa1qbe1ZFBk/view?usp=sharing https://drive.google.com/file/d/1cBL6ff8KaRjwzFsDI3OB8iPLy5WtH63d/view?usp=sharing |
||
Impacto do PNLD nos livros didáticos de Sociologia na Área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica - Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. | 03/07/2024 | 03/07/2024 |
Título: Impacto do PNLD nos livros didáticos de Sociologia na Área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica-Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. Tipo do Curso: Minicurso Coordenação: Profa. Dra. Edneuza Alves
Trugillo, Profa. Dra. Sandra Pereira de Carvalho e Prof. Dr. Oseias Carmo
Neves. Local: UNEMAT, Campus de Sinop -
Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial Período: 03.07.2024 a 03.07.2024 Horário: 19h Carga Horária: 4h Vagas: 120 Descrição: Esse minicurso objetiva dar um panorama contemporâneo do impacto do Programa Nacional do Livro Didático nos livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio, tendo como foco os editais do PNLD de 2012, 2015 e 2018. Especificamente, o que se pretende é apontar como os livros didáticos, avaliados e distribuídos pelo PNLD, impactaram na formação de bases pedagógicas e epistemológicas para a disciplina. Procurar-se-á também compreender a atuação dos principais agentes envolvidos no processo de produção do conhecimento sobre os livros didáticos de Sociologia, enquanto responsáveis pela legitimação do processo avaliativo do conhecimento sociológico nas escolas brasileiras. Posteriormente, o minicurso avançará na tentativa de se fazer uma análise comparada do PNLD e seu impacto na DRC/MT/EM de 2021, sobretudo no que se refere ao Diagnóstico do ensino das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Mato Grosso, procurando compreender seus efeitos pedagógicos na disciplina de Sociologia. METODOLOGIA A metodologia consiste na Roda de Conversa
que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A
roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma
contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais
argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante
será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h. |
||
Teoria Social e capitalismo: perspectivas feministas no PROFSOCIO/UNEMAT | 21/06/2024 | 21/06/2024 |
Título: Teoria Social e capitalismo: perspectivas feministas no PROFSOCIO/UNEMAT Tipo do Curso: Minicurso Coordenação:
Profª Drª Marinês da Rosa Equipe de docentes e discentes na organização. Mestranda Adriana Kelly Bandeira de Araújo Profa. Dra. Edneuza Alves Trugillo Profa. Ma. Elizangela Gomes dos Santos Siebiger Mestranda Francy Laura de Moraes Mestranda Mariza Kreiner Profa. Dra. Marinês da Rosa Mestranda Mauricy de Oliveira Rosa Schorr Profa. Dra. Sandra Pereira de Carvalho Mestranda Solayne Gomes Maciel Oliveira Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI,
Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial Período: 21.06.2024 a 21.06.2024 Horário: 19h Carga
Horária: 4h Vagas: 120 Descrição: Numa perspectiva feminista o conceito de
patriarcado surge no bojo da segunda onda feminista. No contexto do ensino de
sociologia, conhecer, revisitar e problematizar alguns dos principais conceitos
e algumas das principais questões que o feminismo trouxe para os debates
sociológicos, dentre os quais: os conceitos de patriarcado/opressão feminina e
o conceito de divisão sexual do trabalho pode suscitar o debate sobre sua
autonomia em relação ao modo de produção capitalista assim como algumas das
críticas que o conceito recebeu. Metodologia: A metodologia compreende a Roda de Conversa que terá como
referência os textos selecionados para orientar os debates. A roda de conversa
será mediada pela docente que terá a função de realizar uma contextualização
das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais argumentos. Em
seguida, no Piquenique de ideias: Organizados em grupos a proposta é que as/os
participantes criem e apresentem artefatos relacionados às suas experiências no
cotidiano e trabalho com base nos principais conceitos discutidos no encontro.
Portanto, as referências precisam ser lidas previamente. REFERÊNCIAS Básica SAFFIOTI Heleieth. In: Mulher e capitalismo. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 2. ed., Rio de Janeiro: Vozes, 1976. FEDERICI. In: O grande Calibã: a luta contra o corpo rebelde. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017. GONZALEZ, Lélia. 2020. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar. 375 pp. Os tópicos abaixo serão abordados no seminário: - A importância da organização da mulher negra no processo de transformação social; - Cultura, etnicidade e trabalho: Efeitos linguísticos e políticos da exploração da mulher; E a trabalhadora negra, cumé que fica?
Complementar CAMPOS, Luna R. C; DAFLON, Verônica T. In: Harriet Martineau: circulação e influência no debate público na primeira metade do século XIX. DAFLON, Veronica T.; CHAGURI, Mariana M (Orgs). Dossiê: Mulheres na Teoria Social. Sociologias, Porto Alegre, ano 24, n. 61, set-dez 2022. |