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[EVENTO PRINCIPAL] I SEMINÁRIO PROFSOCIO: O ENSINO DE SOCIOLOGIA EM DEBATE de 19/03/2024 a 03/07/2024

A ação constitui ciclos de debates transversais promovidos pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO UNEMAT, Campus Universitário de Sinop-MT, com a participação de docentes, técnicos, mestrandos(as), discentes da graduação e professores da Educação Básica, com objetivo de recolocar em pauta as questões da educação brasileira, recortando da realidade social contemporânea os aspectos implicados com o ensino de sociologia, em particular, o espaço da escola que perpassa as questões do currículo e as práticas de ensino, com distinção para as relações que se dão com as Ciências Sociais, cujas abordagens envolvem as problemáticas locais, regionais e àquelas com abrangência nacional.

Eventos Associados
Título Data Início Data Fim
Aula Inaugural do PROFSOCIO. O ensino de Sociologia na perspectiva do PROEB. 19/03/2024 19/03/2024

Título: Aula Inaugural do PROFSOCIO: o ensino de Sociologia na perspectiva do PROEB

Tipo do Curso: Minicurso

Mediação: Profa. Dra. Marines da Rosa

Palestrantes:

Prof. Dr. Roberto Alves de Arruda

PROFSOCIO UNEMAT

Prof. Dr. Oseias Carmo Neves

PROFSOCIO UNEMAT

Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial

Período: 19/03/2024 a 19/03/2024

Horário: 19h

Carga Horária:4h

Vagas: 250


DESCRIÇÃO 


Ação – didático, pedagógica de acolhimento aos mestrandos e mestrandas do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO, com caráter formativo, objetivando ampliar as compreensões sobre a realidade social e educacional da política educacional brasileira, em particular sobre o ensino de sociologia na Educação Básica. Pretende-se mobilizar discussões em torno das questões teóricas, metodológicas e didáticas que envolvem a área das ciências sociais, presentes no currículo da Educação Básica e destacar o não lugar ocupado pela área na definição dos componentes formativos. O esforço didático perpassa pelas três grandes áreas que compõem as Ciências Sociais: a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política. Como resultado esperado almeja que o esforço didático caminhe na direção da reconstrução da práxis educativa, mobilizando as habilidades e as competências dos mestrandos e mestrandas para a pesquisa, como campo da docência, capaz de intervir com recursos didáticos à compreensão das questões do Ensino de Sociologia, frente aos Sistemas supranacionais de Educação. Como ponto de referência, busca-se o itinerário do ensino de sociologia, frente a reconstrução histórica que se apresenta em dilemas, desafios e perspectivas para a Educação Básica no Brasil.

 

Temática da Conferência:

O itinerário do ensino de Sociologia: desafios e perspectivas para a Educação Básica Brasileira.

"A Dominação Masculina" em Debate: reflexões a partir de Pierre Bourdieu. 21/05/2024 21/05/2024

Título: “A Dominação Masculina” em Debate: reflexões a partir de Pierre Bourdieu.


Tipo do Curso: Minicurso


Coordenação: Prof.ᵃ Dr.ᵃ Marinês da Rosa, Prof. Dr. Roberto Alves de Arruda, Prof. Dr. José de Souza Neto, Prof. Dr. Hélio Vieira Júnior, Prof. Dr. Josivaldo Constantino dos Santos.


Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001- Unidade Imperial


Período: 21/05/2024 a 21/05/2024 (terça-feira).


Horário: 19h


Carga Horária: 4h


Vagas: 120


Transmissão ao vivo pelo canal do Instagram do PROFSOCIO disponível em: @profsociounemat


DESCRIÇÃO:

Releitura da construção teórica do sociólogo e filósofo francês, Pierre Bourdieu, em particular as obras: "Razões Práticas sobre a teoria da ação" e "A Dominação Masculina". 

 

METODOLOGIA

A metodologia consiste na Roda de Conversa que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h.

 

REFERÊNCIAS


BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2ª ed. - Rio de Janeiro : Bertrand, Brasil, 2002. Tradução Maria Helena Kühner.


_________ Razões Práticas sobre a teoria da ação. Campinas, SP : Papirus, 1996. Tradução Mariza Corrêa. 



“A Educação para além do capital”. Retomada dos escritos de István Mészáros. 22/04/2024 22/04/2024

Título: “A Educação para além do capital”. Retomada dos escritos de István Mészáros.

Tipo do Curso: Minicurso

Coordenação: Prof. Dr. Roberto Alves de Arruda, Prof. Dr. José de Souza Neto, Prof. Dr. Hélio Vieira Júnior, Prof. Dr. Josivaldo Constantino dos Santos.

Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial

Período: 22/04/2024 a 22/04/2024

Horário: 19h

Carga Horária: 4h

Vagas: 120

Descrição:

A escola como campo de conflito e diálogos com as Ciências Sociais. Os interesses das instituições e as mediações dos movimentos populares na definição do campo de ação da política educacional.  “As novas e velhas faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos.” Educação, mercadoria, individualismo, lucro e competição: a questão do mérito sob a responsabilização do esforço do indivíduo. Frações de classes sociais e a nova hegemonia da burguesia. Os desafios da democracia e as alternativas para uma nova sociabilidade brasileira.

 

METODOLOGIA

A metodologia consiste na Roda de Conversa que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h.

 

REFERÊNCIAS

 

FRIGOTTO, Gaudêncio. As novas e velhas faces da crise do capital e o labirinto dos referenciais teóricos. In : FRIGOTTO, Gaudêncio & CIAVATTA, Maria (org). Teoria e educação no labirinto do capital. 2.ed. São Paulo : Expressão Popular, 2014. p.29-69.

 

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2.ed. São Paulo : Boitempo, 2008. Prefácio SADER, Emir. p.15-77.

NETTO, José Paulo. Marx, nosso contemporâneo. TV Boitempo. Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=mn-3_NTbbvI >

 

OLIVEIRA, Francisco. A nova hegemonia da burguesia no Brasil dos anos 1990 e os desafios de uma alternativa democrática. In : FRIGOTTO, Gaudêncio & CIAVATTA, Maria (org). Teoria e educação no labirinto do capital. 2.ed. São Paulo : Expressão Popular, 2014. p.71-111.

 

Cópia dos textos para leitura prévia. Disponíveis em:

https://drive.google.com/file/d/1JGWXWYKXzHe6tAMF5uSojEa1qbe1ZFBk/view?usp=sharing

 

https://drive.google.com/file/d/1cBL6ff8KaRjwzFsDI3OB8iPLy5WtH63d/view?usp=sharing

 

Impacto do PNLD nos livros didáticos de Sociologia na Área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica - Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio. 03/07/2024 03/07/2024

Título: Impacto do PNLD nos livros didáticos de Sociologia na Área de Ciências e Humanidades para a Educação Básica-Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

Tipo do Curso: Minicurso

Coordenação: Profa. Dra. Edneuza Alves Trugillo, Profa. Dra. Sandra Pereira de Carvalho e Prof. Dr. Oseias Carmo Neves.

Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial

Período: 03.07.2024 a 03.07.2024

Horário: 19h

Carga Horária: 4h

Vagas: 120

Descrição:

Esse minicurso objetiva dar um panorama contemporâneo do impacto do Programa Nacional do Livro Didático nos livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio, tendo como foco os editais do PNLD de 2012, 2015 e 2018. Especificamente, o que se pretende é apontar como os livros didáticos, avaliados e distribuídos pelo PNLD, impactaram na formação de bases pedagógicas e epistemológicas para a disciplina. Procurar-se-á também compreender a atuação dos principais agentes envolvidos no processo de produção do conhecimento sobre os livros didáticos de Sociologia, enquanto responsáveis pela legitimação do processo avaliativo do conhecimento sociológico nas escolas brasileiras. Posteriormente, o minicurso avançará na tentativa de se fazer uma análise comparada do PNLD e seu impacto na DRC/MT/EM de 2021, sobretudo no que se refere ao Diagnóstico do ensino das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Mato Grosso, procurando compreender seus efeitos pedagógicos na disciplina de Sociologia.


METODOLOGIA

A metodologia consiste na Roda de Conversa que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A roda de conversa será mediada por docente que terá a função realizar uma contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais argumentos. Em seguida abre-se o debate aos participantes. Cada participante será certificado com caga horária de 4h. A atividade será das 19:00h às 22:30h.

Teoria Social e capitalismo: perspectivas feministas no PROFSOCIO/UNEMAT 21/06/2024 21/06/2024

Título: Teoria Social e capitalismo: perspectivas feministas no PROFSOCIO/UNEMAT

Tipo do Curso: Minicurso

Coordenação: Profª Drª Marinês da Rosa

Equipe de docentes e discentes na organização.

Mestranda Adriana Kelly Bandeira de Araújo

Profa. Dra. Edneuza Alves Trugillo

Profa. Ma. Elizangela Gomes dos Santos Siebiger

Mestranda Francy Laura de Moraes

Mestranda Mariza Kreiner

Profa. Dra. Marinês da Rosa

Mestranda Mauricy de Oliveira Rosa Schorr

Profa. Dra. Sandra Pereira de Carvalho

Mestranda Solayne Gomes Maciel Oliveira


Local: UNEMAT, Campus de Sinop - Auditório do CEI, Av. dos Ingás, 3001 - Unidade Imperial

Período: 21.06.2024 a 21.06.2024

Horário: 19h

Carga Horária: 4h

Vagas: 120

 

Descrição:

Numa perspectiva feminista o conceito de patriarcado surge no bojo da segunda onda feminista. No contexto do ensino de sociologia, conhecer, revisitar e problematizar alguns dos principais conceitos e algumas das principais questões que o feminismo trouxe para os debates sociológicos, dentre os quais: os conceitos de patriarcado/opressão feminina e o conceito de divisão sexual do trabalho pode suscitar o debate sobre sua autonomia em relação ao modo de produção capitalista assim como algumas das críticas que o conceito recebeu.

Metodologia:

A metodologia compreende a Roda de Conversa que terá como referência os textos selecionados para orientar os debates. A roda de conversa será mediada pela docente que terá a função de realizar uma contextualização das ideias, com breve apresentação dos conceitos e principais argumentos. Em seguida, no Piquenique de ideias: Organizados em grupos a proposta é que as/os participantes criem e apresentem artefatos relacionados às suas experiências no cotidiano e trabalho com base nos principais conceitos discutidos no encontro. Portanto, as referências precisam ser lidas previamente.

 

REFERÊNCIAS

Básica

SAFFIOTI Heleieth. In: Mulher e capitalismo. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. 2. ed., Rio de Janeiro: Vozes, 1976.


FEDERICI. In: O grande Calibã: a luta contra o corpo rebelde. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.


GONZALEZ, Lélia. 2020. Por um Feminismo Afro-Latino-Americano: Ensaios, Intervenções e Diálogos. Rio Janeiro: Zahar. 375 pp.

Os tópicos abaixo serão abordados no seminário:

- A importância da organização da mulher negra no processo de

 transformação social;

- Cultura, etnicidade e trabalho: Efeitos linguísticos e políticos da

 exploração da mulher;

E a trabalhadora negra, cumé que fica?

 

Complementar

CAMPOS, Luna R. C; DAFLON, Verônica T. In: Harriet Martineau: circulação e influência no debate público na primeira metade do século XIX. DAFLON, Veronica T.; CHAGURI, Mariana M (Orgs). Dossiê: Mulheres na Teoria Social. Sociologias, Porto Alegre, ano 24, n. 61, set-dez 2022.