Ensalamento - GTs

XII Enaed

ENSALAMENTO DOS GTs

Orientações aos apresentadores:

·       Resumo simples: até 10 minutos de apresentação;

·       Resumo expandido: até 15 minutos de apresentação;

·       Os autores/apresentadores precisam entrar na sala às 19:00 horas;

·       A discussão relacionada aos trabalhos apresentados (dúvidas, contribuições, etc.) será realizada após a apresentação de todos os trabalhos da sala;

·       O registro de presença nas apresentações (apresentadores e ouvintes) será realizado pelos coordenadores da sala.

GT 01 - EDUCAÇÃO INFANTIL

Coordenadores(as): Maria Albanisa de Oliveira Carlucci, Vania Cristina Marques, Irene Carrilo Romero Beber.

Link da sala virtual: https://meet.google.com/oqc-rmcg-egv

No

Título

Autores(as)

23

SALADAS

SOELI BATISTA DA SILVA

25

UM MAPA DOCUMENTAL DE AÇÕES E REFLEXÕES A PARTIR DA PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NAS ESCOLAS INFANTIS DE SINOP MT.

CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS
JAQUELINE SANDRA DIEL

26

A ESCOLA FECHA AS PORTAS: REFLEXÕES SOBRE DOCÊNCIA E O PROTAGONISMO DAS CRIANÇAS NA PERSPECTIVA FREIRIANA

CARLOS TADEU QUEIROZ DE MORAIS
IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
JAQUELINE SANDRA DIEL

35

A MÚSICA COMO ELEMENTO DA ARTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GIOVANNA LYSSA DE MIRANDA PINTO TEIXEIRA
JOSIANE MAGALHAES

57

ESPAÇOS NÃO INSTITUCIONALIZADOS PARA ATENDIMENTO ÀS CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE EM SINOP-MT: IMPLICAÇÕES DA NÃO POLÍTICA PÚBLICA

EMERSON ROBERTO ROSSO
KEILA REGINA MORAES DA SILVA SOUZA
ROBERTO ALVES DE ARRUDA

82

A importância da contação de histórias na educação infantil: a formação do desenvolvimento do pensamento em crianças

ANGELICA PEREIRA DA COSTA

95

SEMANA DO BRINCAR: INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESPAÇOS PÚBLICOS SOCIOCULTURAIS

LAIS SANTOS MARTINS CAMARGO

GT 02 - ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Coordenadores(as): Lenita Maria Korbes, Daniele Moura, Franciele Zuleide Land

Link da sala virtual: https://meet.google.com/uja-mujq-rzy

No

Título

Autores(as)

4

POR QUE LER LITERATURA NA ESCOLA? UMA PROPOSTA PARA ALÉM DA SALA DE AULA

MONICA APARECIDA TEIXEIRA DA FONSECA

33

ALFABETIZANDO PELO ENSINO EXPLÍCITO DAS ONOMATOPEIAS

FRANCIELE ZULEIDE LAND

101

O LÚDICO NOS 1°, 2° e 3° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E AS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

NÁDIA KARINY COSTA

103

OBRA “DA MINHA JANELA” COMO TEMA GERADOR SOBRE IDENTIDADES, DIFERENÇAS E SONHOS: POSSIBILIDADES MÚLTIPLAS A PARTIR DA LEITURA MEDIADA NA ALFABETIZAÇÃO

CAROLINE MARI DE OLIVEIRA

GT 05 - EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Coordenadores(as): Ralf Hermes Siebiger, João Batista Lopes da Silva

Link da sala virtual: https://meet.google.com/yag-rwrs-jvd

No

Título

Autores(as)

12

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PÓS-PANDEMIA

VALDENIR SCHOENBERGER

22

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA CULTA DO DIREITO E A DIFICULDADE NO ACESSO À INFORMAÇÃO

ISABELA ALVES DE OLIVEIRA
NEUSA INES PHILIPPSEN

30

Libras com as novas tecnologias

JULIANA FREITAG SCHWEIKART
ROSA CAROLINA SILVA DE GOUVEIA

48

FORMAÇÃO CONTINUADA: ALFABETIZAÇÃO DIGITAL PARA PROFESSORES DE SORRISO-MT

ELISÂNGELAVANESSA FERNANDES

58

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UM OLHAR PARA OS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS EM CIÊNCIAS DA SAÚDE DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT

FLÁVIO PENTEADO DE SOUZA
JOICE RIBEIRO DA SILVA
VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE

59

A UTILIZAÇÃO DE ATLAS 3D ON-LINE NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA

FLÁVIO PENTEADO DE SOUZA
JOICE RIBEIRO DA SILVA
VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE

91

GRUPO DE ESTUDOS TECENDO INF NCIA: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTAS DE ESTUDO PARA PROFESSORES

DANIELE SILVA MOURA
IRENE CARRILLO ROMERO BEBER

GT 06 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DOCENTES - SALA 1

Coordenadores(as): Enaide Tereza Rempel, Hemely Ojeda

Link da sala virtual: https://meet.google.com/kjj-rwbk-ugg

No

Título

Autores(as)

36

O QUE EU AINDA PRECISO APRENDER? RELATO DE EXPERIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE SORRISO-MT

WILLIAN JOSÉ BORDIN DA SILVA

64

AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

ALBINA PEREIRA DE PINHO SILVA
DANIELY GIMENES VOLPINI RIALTO

70

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E OS IMPACTOS NA PRÁTICA DOCENTE

ELIZANIA REGINA MACIEL
SILVANA MARIOTE

78

FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESPAÇO ESCOLAR: EXPERIÊNCIAS ANTIRRACISTAS

ESTÊVÃO BARBOSA DOS SANTOS
FLÁVIO PENTEADO DE SOUZA
VANIA CRISTINA MARQUES

79

FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO “IN LOCO”

ESTÊVÃO BARBOSA DOS SANTOS
VANIA CRISTINA MARQUES

81

Formação continuada de Língua Inglesa: uma nova perspectiva para as Histórias Infantis no ensino de Inglês para crianças.

LILIANE APARECIDA ESTAVAS

GT 06 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS DOCENTES - SALA 2

Coordenadores(as): Sandra Pereira de Carvalho, Caroline Mari de Oliveira Galina

Link da sala virtual: https://meet.google.com/nor-tsjf-awq

No

Título

Autores(as)

83

FORMAÇÃO DOCENTE PARA CONHECIMENTO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO, CIÊNCIA CIDADÃ E LETRAMENTO CIENTÍFICO

ELIZANIA REGINA MACIEL
SILVANA MARIOTE

84

Formação Continuada de Língua Portuguesa na Rede Municipal de Sorriso/MT : Reflexões sobre Multiletramentos e ambientes multimodais

LILIANE APARECIDA ESTAVAS

86

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA.

ALYNE NOVAIS LUCENA

89

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I 1º E 2º ANO SORRISO MATO GROSSO

GLEIDE MAURICIA DA SILVA

92

INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: RELAÇÕES NECESSÁRIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

ENAIDE TEREZA REMPEL
ROBERTO ALVES DE ARRUDA

93

Formação continuada de Professores dos 4º e 5º anos da rede Municipal de Sorriso-MT

JOYCE ANNE DO AMARAL MOURA

105

PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM: UMA EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

EDNEUZA ALVES TRUGILLO
ENAIDE TEREZA REMPEL
ROBERTO ALVES DE ARRUDA

GT 09 - EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIFERENÇA - SALA 1

Coordenadores(as): Ivone Jesus Alexandre, Sandra Regina Brás Ayres

Link da sala virtual: https://meet.google.com/gqt-kpvi-ozr

No

Título

Autores(as)

3

COTAS RACIAIS: A REPRESENTATIVIDADE DA POPULAÇÃO NEGRA NO ENSINO SUPERIOR

LUIZ RODRIGUES
VANUSA APARECIDA ALMEIDA

5

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PROPOSTA CURRICULAR DE ALFABETIZAÇÃO NOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DA SEDUC/MT

FABRICIA LIDIANE CAMILO PEDROSO
IVONE JESUS ALEXANDRE

9

AS FRONTEIRAS DISCURSIVAS DA TEMÁTICA INDÍGENA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA NA REDE ESTADUAL EM SINOP- MATO GROSSO

RAUANY LOPES GOMES

29

EMPODERAMENTO FEMININO: UM RESGATE DA AUTOESTIMA DE ALUNAS DE 4º AO 9º ANO DA EE PAULO FREIRE

CLAUDIA PEREIRA DOS SANTOS ALVES
GENIVALDA BATISTA DE LIMA DOS SANTOS

32

“A VOZ DO SILÊNCIO”: O DEBATE SOBRE INCLUSÃO A PARTIR DO GÊNERO ANIME EM SALA DE AULA

MICHELI ROSA

44

OS CÍRCULOS DE LEITURA E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA OBRA LITERÁRIA INDÍGENA: IDENTIDADE E RESISTÊNCIA.

JANIA MARIA DO NASCIMENTO

60

A VIOLÊNCIA SEXUAL INFANTIL E AS MEDIDAS PREVENTIVAS DAS ESCOLAS

IVONE JESUS ALEXANDRE
JOYCE CRISTINE DA SILVA GUIA

GT 09 - EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIFERENÇA - SALA 2

Coordenadores(as): Isabela Augusta Andrade, Flávio Penteado de Souza

Link da sala virtual: https://meet.google.com/zmq-qrri-yps

No

Título

Autores(as)

39

RETRATOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL: as desigualdades das condições e a violência nso ambientes escolares e o processo de exclusao dos estudantes da classe trabalhadora

ANA PAULA TESSARO

49

ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O DIREITO DO ALUNO APRENDER

FABRICIA LIDIANE CAMILO PEDROSO

51

UMA REFLEXÃO SOBRE A DIVERSIDADE E DIFERENÇA NO AMBIENTE ESCOLAR: projeto de aprendizagem no ensino fundamental

ALANA SARA ZIMMERMANN
FLÁVIO PENTEADO DE SOUZA
PATRÍCIA CATHARINO

61

TRAVESTILIDADE E TRANSEXUALIDADE NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: MAPEANDO A PRODUÇÃO ACADÊMICA (TESES E DISSERTAÇÕES)

VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE

68

CONCEPÇÕES DE CORPO E IDENTIDADE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: um estudo a partir da antropologia social

DANIELY GIMENES VOLPINI RIALTO
FLÁVIO PENTEADO DE SOUZA
LUIZ DA SILVA SOARES

75

EXPERIÊNCIAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: formação continuada para docentes em Sinop-MT

FLÁVIO PENTEADO DE SOUZA
JOICE RIBEIRO DA SILVA
SANDRA PEREIRA DE CARVALHO

77

A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA UNEMAT: UM ESTUDO DE CASO NO CAMPUS DE SINOP

NATALLIE APARECIDA ALVES DE OLIVEIRA

GT 10 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Coordenadores(as): Edneuza Alves Trugillo, Elizangela Gomes dos S. Siebiger

Link da sala virtual: https://meet.google.com/svr-gjmp-emm

No

Título

Autores(as)

6

O MORRO DO IBAMA DO MUNICÍPIO DE JUARA-MT: LEGALIZAÇÃO E CONTEXTO ATUAL

JAIRO LUIZ FLECK FALCAO
ROSALIA DE AGUIAR ARAUJO

69

RESERVAS EXTRATIVISTAS: EVIDÊNCIAS DE POVOS TRADICIONAIS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Alessandra Maria Filippin dos Passos

71

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E AMBIENTAL DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: ESTUDO DE CASO SOBRE O PARNA CHAPADA DOS GUIMARÃES

MAIRA LUIZA SPANHOLI

90

PROJETO ÁRVORE É VIDA

VALDIRENE DA SILVA BRITO ARTUZO

102

Itinerários de Aprendizagens em Educação Ambiental: o trabalho sobre a importâncias das árvores com turmas de alfabetização

CAROLINE MARI DE OLIVEIRA
VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE

GT 11 - POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO

Coordenadores(as): Roberto Alves de Arruda, Hélio Vieira Junior

Link da sala virtual: https://meet.google.com/tfb-jsyt-jeu

No

Título

Autores(as)

24

Olá, nós somos a UFMT- Sinop! Nos conheça e seja um de nós!

FABIO RENATO BORGES
ROSA CAROLINA SILVA DE GOUVEIA

27

PROJETO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO ENEM “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES” UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR.

BRUNO FRANCESCO PROCAT DA COSTA
FABIO RENATO BORGES
ROSA CAROLINA SILVA DE GOUVEIA

55

FUNÇÃO SOCIAL DO CONSELHO DO FUNDEB E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

JANAIO ESCOBAR
ROBERTO ALVES DE ARRUDA
SILVANA CLERIA PICCOLI

63

CONDICIONALIDADES NA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM SINOP-MT

ENAIDE TEREZA REMPEL
MARIA REGINA LISBOA DO PRADO FERREIRA
ROBERTO ALVES DE ARRUDA

104

GESTÃO DEMOCRÁTICA E EDUCAÇÃO DE QUALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

ORLANDA DIAS RODRIGUES

GT 12 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA/ESPECIAL - SALA 1

Coordenadores(as): Patricia Alzira Proscêncio, Francisco José Gomes Pereira

Link da sala virtual: https://meet.google.com/huk-jdcw-dcw

No

Título

Autores(as)

2

O papel do professor na educação inclusiva

CLESIANE REIS RADIN

10

O ENSINO DE DANÇA E A FORMAÇÃO COLABORATIVA NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO ESCOLAR

PATRICIA ALZIRA PROSCÊNCIO

13

O TRABALHO COLABORATIVO ENTRE O PROFESSOR ESPECIALISTA E O PROFESSOR DA SALA REGULAR COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO

PRISCILA MARENGO SEGRILLO

43

A SUBJETIVIDADE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUCIO JOSE DUTRA LORD
MAIBY GISELE WAGNER

47

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALIADAS À UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS

ALTIDAS LUIZA GUEDES INÁCIO

52

FAZENDO ARTE NA ESCOLA: projeto de aprendizagem com alunos da sala de AEE na EMEB Centro Educacional Lindolfo José Trierweiller

FLÁVIO PENTEADO DE SOUZA
PATRÍCIA CATHARINO
VICTOR HUGO DE OLIVEIRA HENRIQUE

62

Ensino colaborativo na Educação Especial no âmbito das Escolas da Rede Municipal

DANIELY GIMENES VOLPINI RIALTO
FLÁVIO PENTEADO DE SOUZA
LUIZ DA SILVA SOARES

GT 12 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA/ESPECIAL - SALA 2

Coordenadores(as): Ademilde Gabriel Kato, Rosa Carolina Gouveia

Link da sala virtual: https://meet.google.com/mfn-ooea-pfz

No

Título

Autores(as)

65

TECNOLOGIA ASSISTIVA E A MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL

SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
VALMIR DIAS DE MORAIS

67

Desafios da escola inclusiva

VALDENICE TEIXEIRA DA FONSECA

80

INCLUIR É PARTCIPAR: PRÁTICAS INCLUSIVAS COMO FORTALECIMENTO E CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA

ROSIVANE SOUSA PEREIRA

85

A AÇÃO COLABORATIVA ENTRE A SALA DO AEE E SALA REGULAR FORTALECENDO O MOVIMENTO DE INCLUSÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

ELESSANDRA FERREIRA DE OLIVEIRA SILVA

99

EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA NA UNEMAT CAMPUS DA JUARA

ELISANGELA DIAS BRUGNERA
MARIA ANGELICA DORNELLES DIAS

100

EDUCAÇÃO ESPECIAL: EDIFICANDO CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ROSIANE SOUSA PEREIRA
ROSIVANE SOUSA PEREIRA

GT 14 - LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E ENSINO - SALA 1

Coordenadores(as): Leandra Ines Seganfredo Santos, Albina Pereira de Pinho Silva

Link da sala virtual: https://meet.google.com/zxe-tffz-kav

No

Título

Autores(as)

15

A AUTORIA EM REDAÇÕES DO ENEM

ALINE CARDOSO MOTA DE ASSIS
VANESSA FABIOLA SILVA DE FARIA

17

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CLUBES DE INTERESSES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

ELIDI PRECILIANA PAVANELLI ZUBLER
ELTON ARAÚJO BUSINARI
PAULA LINDA SILVA DA FONCECA

20

OBJETIVIDADE X SUBJETIVIDADE: A GRADE DE CORREÇÃO DA COMPETÊNCIA I DA REDAÇÃO DO ENEM

JOSE HENRIQUE BOTELHO NEVES
VANESSA FABIOLA SILVA DE FARIA

21

O ENSINO DE GRAMÁTICA NA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: RETORNO À TRADIÇÃO DISFARÇADO DE INOVAÇÃO

PAULA DE COL CAMPANHA
VANESSA FABIOLA SILVA DE FARIA

38

JOGAR PARA MOTIVAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA COM TURMAS DE ENSINO MÉDIO

ANDRESSA EVELLYN DE FREITAS
VANESSA FABIOLA SILVA DE FARIA

45

O WEBTOON COMO INCENTIVO AO GOSTO PELA LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LITERATURA COM O ENSINO FUNDAMENTAL

ANDRESSA EVELLYN DE FREITAS
PAULA DE COL CAMPANHA

56

ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DO ENSINO MÉDIO

ELIDI PRECILIANA PAVANELLI ZUBLER
ELTON ARAÚJO BUSINARI
PAULA LINDA SILVA DA FONCECA

GT 14 - LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E ENSINO - SALA 2

Coordenadores(as): Kátia de Oliveira Carvalho, Laís Santos Martins Camargo

Link da sala virtual: https://meet.google.com/xwe-mhdv-zga

No

Título

Autores(as)

8

A FORMAÇÃO DO LEITOR: DO CONTO MATO-GROSSENSE AO HIPERDIÁRIO

CLEIDE NASCIMENTO DE CARVALHO CAMARGO
GENIVALDO RODRIGUES SOBRINHO

14

ENSINO DE GÊNEROS TEXTUAIS E LITERÁRIOS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

ELIANA BARBOSA DA SILVA

28

O QUE É A PARTICIPAÇÃO POLÍTICA: a participação política na literatura e manifestações artísticas

ISAQUE GONÇALVES DE OLIVEIRA
VALÉRIA RENATA FERNANDES FRARE

34

GAMIFICAÇÃO DE CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

BRUNA EMANUELLY SIGNORI

42

ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO DE POEMAS EM SALA DE AULA ANTOLOGIA POÉTICA - POEMAS NEGREIROS

CLEUSA DE FATIMA GETENS

46

CURSO DE INSERÇÃO SOCIAL: EXPERIÊNCIA DOCENTE INTERDISCIPLINAR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS

ANA CAROLINA FAZZIO SOARES
DAYANE FLORENTINO FERREIRA DE MOURA

50

A IMPORTÂNCIA DAS LITERATURAS CLÁSSICAS NA FORMAÇÃO DO PENSAMENTO HISTÓRICO-ONTOLÓGICO HUMANO NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

JOSE DE SOUZA NETO
LETICIA RAUBER ANGONESI

66

A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E AS POSSIBILIDADES ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO

VICTORIA REGINA DALL'APRIA BENITES

GT 14 - LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E ENSINO - SALA 3

Coordenadores(as):  Estevão Barbosa dos Santos, Cláudia Moura, Aparecida de França Villwock

Link da sala virtual: https://meet.google.com/fxg-rerk-awd

No

Título

Autores(as)

11

A FORMAÇÃO DE LEITORES DE POESIA: VIVENCIANDO OS POEMAS DE OU ISTO OU AQUILO, DE CECÍLIA MEIRELES

MARIANE RAUBER CAMPANHOLI

72

O GÊNERO RAP E A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA PERSPECTIVA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

EDENIRA MATOS DOS REIS

76

O Gênero Textual Miniconto na Promoção do Ensino de Língua Portuguesa

ELOA DOS SANTOS
MERI CRISTIANE MAGALHÃES ROCHA

88

LITERATURA COMPARADA: O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA E OS BRUZUNDANGAS DE LIMA BARRETO

RAFAELA MORASSUTTI ASSENÇO

96

LETRAMENTO lITERÁRIO E A LITERSTURA PRODUZIDA EM MATO - GROSSO

ANDREIA PAULA BRASIL

97

O USO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO ESTRATÉGIA DE INSERÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

ANDREIA PAULA BRASIL
CLEUSA DE FATIMA GETENS

106

A LUA COMO OBJETO DE INSPIRAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A IMAGEM POÉTICA EM HALUARES, DE IVENS SCAFF

ELOA DOS SANTOS
MARTA HELENA COCCO

GT 16 - PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE CONTEÚDO EM DISCIPLINAS

Coordenadores(as): Cristinne Leus Tomé, José de Souza Neto

Link da sala virtual: https://meet.google.com/rhs-qzoh-agv

No

Título

Autores(as)

31

Sinalário Academicos de Geografia 2022: Estados e Capitais Brasileiros

ANDRESSA MARQUES GARCIA
HENRIQUE VIEIRA CARNEIRO
ROSA CAROLINA SILVA DE GOUVEIA

40

PROJETO ARTE EM CENA: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS NA OFERTA DE OFICINAS

HELIO RIBEIRO DE ABREU JUNIOR
JOSIANE MAGALHAES

41

A PRODUÇÃO ARTÍSTICA EM CÁCERES-MT: LEVANTAMENTO DE UM RECORTE CONTEMPORÂNEO DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS

HELIO RIBEIRO DE ABREU JUNIOR
JOSIANE MAGALHAES

107

O QUE É O PROJETO COPARTICIPANTES?

ANA JULYA DE OLIVEIRA RIEGER
EMANUELE THAÌS ADAM
JULIA MENDES SILVA