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O XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, oportuno e indispensável, nomeou em 2022 a temática “Formação (crítica) em Pedagogia: em que rumo vamos?” A temática é necessária, porque traz a alunos, pais e professores, da educação básica à educação superior, o sentido político e pedagógico do evento, em meio as desqualificações da educação, ocorrida nos últimos anos. Na mesma medida que a temática nos indaga, ela também fornece os caminhos que resultaram na organização política, na resistência e na mobilização do que se derivou das inquietações, preocupações e muitas perguntas sobre a gênese e a totalidade das relações contidas no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica, implicadas na Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
A pergunta também é teórica, teórica/prática, no sentido stricto do Curso de Pedagogia, pois, o curso objetiva pensar a sociedade, tendo como pressuposto o ser humano. Melhorar os processos de ensino e da aprendizagem é a objetivação que exigirá a superação da lógica individualista, resgatando o sentido estruturante da educação, perpassados pelas etapas da educação infantil e pelos anos iniciais do ensino fundamental, tarefas que serão realizadas pelo profissional pedagogo, cuja relação com o trabalho docente possibilita criar, protagonizar e emancipar os sentidos da sua formação.
As possibilidades emancipatórias que se dão por dentro da formação crítica, propõem no campo da ciência social, aproximar os estudantes e professores à reflexão para além da própria pedagogia, com práticas palpáveis, espelhadas na ruptura de outro mundo possível. À luz do pensamento gramsciano, ainda temos outra tarefa a executar, fazer cessar a separação entre Homo faber e Homo sapiens.
A categoria da emancipação social acima citada, está relacionada ao princípio educativo do trabalho. A essa perspectiva emancipatória, o trabalho docente não assume a forma alienada/estranha, derivada da objetivação de uma formação em pedagogia para atuar na educação infantil, e outra para atuar nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivamente as estudantes e os estudantes dos cursos de pedagogia, são sujeitos das classes populares, são mães, pais e filhos, trabalhadoras e trabalhadoras que vivem da venda da força do trabalho assalariado. Se persistir a ideia da educação como produto da teoria do capital humano, a mercantilização da profissão pedagogo estará dissociada do trabalho docente como possibilidade de protagonizar a produção do conhecimento. A essa perspectiva formativa é fundamental associá-la a tradição da teoria crítica, para concebê-la como formação e trabalho docente, para além da criação objetivas das coisas, remetendo-a ao processo de criação do próprio ser humano.
Na literatura especializada e na história da educação, tem-se que a criança de 0 a 3 anos de idade, as de 4 a 5 anos e aquelas matriculadas no ensino fundamental de 9 anos, percorrem itinerários formativos com possibilidades que intercalam diferentes unidades de ensino, que se apresentam complementares, resguardadas a complexidade dos diferentes níveis do processo educativo, até a formação de uma base comum, não segmentada, aspecto primordial à etapa seguinte da escolarização.
Seguindo na direção oposta do processo histórico, encontramos determinado estranhamento das sociedades acadêmicas, fóruns representativos e movimentos populares ligados à educação, no que diz respeito à proposta de segmentação do Curso de Pedagogia, conteúdo expresso na Resolução nº 02/2019, do Conselho Nacional de Educação. Ainda no campo das proposições, ressalta-se que tal procedimento, se executado deixará de observar o processo de formação integral dos sujeitos, que ocorre na vida prática cotidiana e aqueles decorrentes dos processos formativos, que se dão na vida familiar e na sociedade, mas, preferencialmente aqueles que se dão em instituições próprias de educação, cujos métodos e técnicas são afeitas a quem ensina e a quem aprende, rompendo com a linearidade do tempo e do espaço. Nessa lógica, o sujeito da aprendizagem e o objeto da formação em Pedagogia, constituem não apenas uma trajetória semântica, mas, sobretudo uma perspectiva integradora na sociedade, em espaços de cultura e da produção da ciência. A busca pela natureza da formação e do trabalho docente no curso de Pedagogia, tem sido a forma de traduzir da realidade social, os anseios e os desafios que a temática deste evento procurará recuperar na formação crítica em Pedagogia, apontando caminhos e rumos.
Permanecendo no campo da formação e da socialização dos saberes produzidos no curso de Pedagogia do Campus de Sinop, serão realizadas concomitantemente a XVI JORNADA PEDAGÓGICA, o IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA e o IV SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES RACIAIS – SER.
Título | Data Início | Data Fim |
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19:00-21:00 - DIVERSIDADE BIOCULTURAL NA ESCOLA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA PROFESSORES E PROFESSORAS | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
DIVERSIDADE BIOCULTURAL NA ESCOLA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PARA PROFESSORES E PROFESSORAS Horário: 19:00 às 21:00h (presencial) Ministrante: Rosalia de Aguiar Araújo http://lattes.cnpq.br/0662717387421147 |
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19:00-21:00 - GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA Horário: 19:00 às 21:00h (presencial) Ministrante: Juliana Cristina Schmidt Schons http://lattes.cnpq.br/7717988163653597 |
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19:00-21:00 - GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO Horário: 19:00 às 21:00h (presencial) Ministrante: Victor Hugo de Oliveira Henrique http://lattes.cnpq.br/3439022161736672 |
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19:00-21:00 - GÊNERO TEXTUAL E SEQUÊNCIA DIDÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
GÊNERO TEXTUAL E SEQUÊNCIA DIDÁTICA: POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO Horário: 19:00 às 21:00h (presencial) Ministrantes: Jackeline Cabral Loureiro de Almeida http://lattes.cnpq.br/9530964750908339 Andrea Freitas Oliveira |
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19:00-21:00 - GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A FUNÇÃO DO CONSELHO DO FUNDEB | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
GESTÃO E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: A FUNÇÃO DO CONSELHO DO FUNDEB Horário: 19:00 às 21:00h (presencial) Ministrante: Roberto Alves de Arruda http://lattes.cnpq.br/5783757801264339 |
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19:00-21:00 - O DESENHO DE OBSERVAÇÃO NO COTIDIANO DA INFÂNCIA | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
O DESENHO DE OBSERVAÇÃO NO COTIDIANO DA INFÂNCIA Horário: 19:00 às 21:00h (presencial) Camila dos Reis http://lattes.cnpq.br/3280172654968847 Maira Adriane Batista http://lattes.cnpq.br/1997514139803592 Jaqueline Sandra Diel http://lattes.cnpq.br/7630936714143730 |
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19:00-21:00 - RASTROS DO BRINCAR: O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
RASTROS DO BRINCAR: O PROTAGONISMO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Horário: 19:00 às 21:00h (presencial) Ministrantes: Joice Ribeiro da Silva http://lattes.cnpq.br/5949657163209266 Sandra Aparecida da Costa http://lattes.cnpq.br/3845451426344364 Cassiani Lemos da Silva http://lattes.cnpq.br/8055555900036971 Sonia Fucks Camargo http://lattes.cnpq.br/3319168785604144 |
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19:00-21:00 - UMA VIAGEM PELA LITERATURA DE CORDEL | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
UMA VIAGEM PELA LITERATURA DE CORDEL Horário: 19:00 às 21:00h (presencial) Ministrantes: Josivaldo Constantino dos Santos http://lattes.cnpq.br/4173740921135933 Amanda Lima de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0779320778732594 |
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21:15-22:45 - A DIVULGAÇÃO DAS PRÁTICAS RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA COMO FORMA DE DESMISTIFICAÇÃO E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
A DIVULGAÇÃO DAS PRÁTICAS RELIGIOSAS DE MATRIZ AFRICANA COMO FORMA DE DESMISTIFICAÇÃO E SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS Horário: 21:15 às 22:45h (presencial) Ministrantes: Flávio Penteado de Souza http://lattes.cnpq.br/3421075687519107 Lindalva Ferreira de Aguiar http://lattes.cnpq.br/4926392076098690 |
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21:15-22:45 - A TEMÁTICA AMBIENTAL E O PROCESSO EDUCATIVO: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NA EDUCAÇÃO | 09/12/2022 | 09/12/2022 |
A TEMÁTICA AMBIENTAL E O PROCESSO EDUCATIVO: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS NA EDUCAÇÃO Horário: 21:15 às 22:45h (presencial) Ministrantes: Caroline Mari de Oliveira Galina http://lattes.cnpq.br/2216258795802689 Victor Hugo de Oliveira Henrique http://lattes.cnpq.br/3439022161736672 |
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21:15-22:45 - CONTAR, CANTAR E ENCANTAR: A IMERSÃO DAS CRIANÇAS NAS DIFERENTES LINGUAGENS | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
CONTAR, CANTAR E ENCANTAR: A IMERSÃO DAS CRIANÇAS NAS DIFERENTES LINGUAGENS Horário: 21:15 às 22:45h (presencial) Ministrante: Maria Albanisa de Oliveira Carlucci http://lattes.cnpq.br/3686012620016977 |
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21:15-22:45 - DIVERSIDADE E DIFERENÇA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
DIVERSIDADE E DIFERENÇA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DIDÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO Horário: 21:15 às 22:45h (presencial) Ministrante: Ivone Jesus Alexandre http://lattes.cnpq.br/4289962123325701 |
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21:15-22:45 - DOCUMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO DOS ESPAÇOS CIRCUNSCRITOS | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
DOCUMENTAÇÃO E PLANEJAMENTO DOS ESPAÇOS CIRCUNSCRITOS Horário: 21:15 às 22:45h (presencial) Dra. Irene Carrillo Romero Beber http://lattes.cnpq.br/1698138121810539 Doutoranda Jaqueline Sandra Diel http://lattes.cnpq.br/7630936714143730 |
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21:15-22:45 - EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS TRANSFORMADORAS | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS E EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS TRANSFORMADORAS Horário: 21:15 às 22:45 (presencial) Ministrante: Francisco José Gomes Pereira http://lattes.cnpq.br/2407132201360812 |
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21:15-22:45 - O CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE PARA A ALFABETIZAÇÃO | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
O CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOMOTRICIDADE PARA A ALFABETIZAÇÃO Horário: 21:15 às 22:45 (presencial) Ministrante: Willian José Bordin da Silva http://lattes.cnpq.br/9994810670317024 |
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21:15-22:45 - O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO SURDO: PROPOSTA E METODOLOGIA BILÍNGUE | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DO ALUNO SURDO: PROPOSTA E METODOLOGIA BILÍNGUE Horário: 21:15 às 22:45h (presencial) Ministrantes: Daniely Gimenes Volpini Rialto http://lattes.cnpq.br/8540660411895627 Luiz da Silva Soares http://lattes.cnpq.br/4672748088277134 Débora Kamila Osório Moro https://lattes.cnpq.br/6151804814897796 |
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21:15-22:45 - O USO DE APLICATIVO MÓVEL NO PROCESSO PEDAGÓGICO DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
O USO DE APLICATIVO MÓVEL NO PROCESSO PEDAGÓGICO DOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA (TEA) Horário: 21:15 às 22:45h (presencial) Ministrante: Péricles Baptista Gomes http://lattes.cnpq.br/1806406826096563 |
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21:15-22:45 - REPRESENTATIVIDADE DA UNEMAT/SINOP, NO CONSELHO DO MEIO AMBIENTE (COMAM) E NO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA (CBH) | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
A REPRESENTATIVIDADE DA UNEMAT/SINOP, NO CONSELHO DO MEIO AMBIENTE (COMAM) E NO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA (CBH) Horário: 21:15 às 22:45h (presencial) Ministrantes: Edneuza Alves Trugillo |
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21:15-22:45 - SABERES PEDAGÓGICOS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ESPAÇOS, TEMPOS E CORPOREIDADES | 08/12/2022 | 08/12/2022 |
SABERES PEDAGÓGICOS EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: ESPAÇOS, TEMPOS E CORPOREIDADES Horário: 21:15 às 22:45h (presencial) Ministrantes: Patrícia Alzira Proscêncio http://lattes.cnpq.br/5497713520615254 Caroline Mari de Oliveira Galina http://lattes.cnpq.br/2216258795802689 Patrícia Pivato http://lattes.cnpq.br/5506793316426162 |